Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Está em dúvida entre o EAD e o presencial? Veja as vantagens de cada uma das modalidades

A busca pela qualificação profissional tem importância para muitos jovens brasileiros, sobretudo aqueles que querem empreender
Por: 16/09/2022 - 18:11
Está em dúvida entre o EAD e o presencial? Veja as vantagens de cada uma das modalidades
Qualificação profissional tem importância para muitos jovens brasileiros (Foto: Pexels)

Escrito por Maya Santos 

Vocês sabem que para alcançar novos horizontes e trilhar uma carreira de sucesso é preciso se especializar, né? Apesar de apenas 21% dos brasileiros possuírem o Ensino Superior, segundo o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2022, a busca pela qualificação profissional tem importância para muitos jovens brasileiros, sobretudo aqueles que querem empreender. 

Mas, você já pensou na modalidade de ensino que melhor se adequa a sua dinâmica de vida? Ainda não? Então, continue a leitura para descobrir as vantagens e desvantagens do Ensino à Distância (EAD) e do presencial

Quais as vantagens e desvantagens do ensino presencial?

É comum falar em fazer uma faculdade e as pessoas pensarem logo em estruturas físicas, umas das vantagens do ensino presencial, que proporciona ao estudante um ambiente preparado para atender às principais necessidades dos discentes.

Há outras vantagens também, como o contato direto entre professor e aluno; acompanhamento das atividades; disponibilidade para esclarecer dúvidas; interação e dinâmica; menos distração; ambiente escolar propicia evolução; além da participação em congressos, simpósios, palestras e seminários no mesmo modelo. 

Por outro lado, os estudantes podem encontrar algumas desvantagens, que em geral, são causados por fatores externos como o deslocamento para a unidade de ensino, além da falta de flexibilidade de horário e a insuficiência de recursos diferenciados para aulas mais atrativas. 

>>> Veja como transferir o seu curso para a nossa instituição

E as vantagens e desvantagens do ensino presencial?

Já na modalidade EAD, como é popularmente conhecida, apesar de já existir, ganhou maior expressividade durante a pandemia da Covid-19, quando as pessoas passaram a estudar dentro de suas casas pelo notebook ou smartphone. Nesse formato o maior desafio foi se adequar as ferramentas digitais! 

Mas, e quais são as vantagens? Calma, que vamos te contar. Para quem escolhe estudar on-line há maior flexibilidade nos horários para estudantes, sobretudo para os que trabalham; além de ser uma ferramenta de inclusão social e que tem menor custo para os estudantes. 

Além disso, o estudante ganha autonomia no seu aprendizado, e conta com gestão pedagógica centralizada para os tutores, assim como na Uninabuco Digital. Também é possível acessar por múltiplos canais de comunicação, como podcast, plataformas da universidades, E-books e smartphones ou notebooks. 

Mas como nem tudo são flores, os maiores desafios são encontrados no momento em que os estudante precisa se concentrar e um outro fato é a falta de contato presencia, que auxília na interação social. 

Por outro lado, esses desafios podem ser superados com uma boa gestão de tempo e maturidade para compreender que esse passo no ensino superior a distância é um degrau importante para seu futuro profissional.  

Agora que você conheceu um pouco sobre as vantagens e desvantagens das modalidades de ensino presencial e à distância, que tal dá uma olhadinha em nossos cursos e fazer uma escolha para o seu futuro? Não perca tempo e venha estudar na Uninabuco

>>> Saiba como gerenciar seu tempo para melhorar a qualidade do seu aprendizado 

Comentários