Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como gerenciar seu tempo para melhorar a qualidade do seu aprendizado

Saber quais são as prioridades e definir um local de estudos agradável podem elevar a produtividade no estudos
Por: 27/05/2022 - 09:49
Saiba como gerenciar seu tempo para melhorar a qualidade do seu aprendizado
Foto: Pixabay

Escrito por Maya Santos

Há quem diga que o tempo tem passado tão rápido, que 24 horas parece ser pouco para a quantidade de demandas que temos no dia-a-dia, né? No entanto, você já parou para pensar que a virada de chave é aprender a gerenciar melhor o seu tempo? Calma, a gente explica!

Saber gerenciar o tempo é importante para a elevação da produtividade, sobretudo quando estamos falando dos estudos. Ou seja, se organizando mais em relação ao período dedicado a cada função, volume de demandas acadêmicas, por exemplo, as horas do dia serão aproveitadas com muito mais qualidade e eficiência. 

Mas, até chegar de fato no passo a passo que pode te ajudar a gerir melhor suas atividades, precisamos entender alguns termos que podem ajudar a lidar mais sadiamente com as demandas, além de aumentar a qualidade do tempo de estudos. Confira a seguir: 

PRIORIDADE

É impossível fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Por isso, é preciso definir o que vai ser feito primeiro, ou seja, qual disciplina você precisa focar antes das demais.

URGÊNCIA

O urgente é algo que grita por atenção porque tem um tempo limite para ser feito. ultrapassado aquele período, não faz mais sentido dar prioridade a tal tarefa, por mais significante que ela seja.

IMPORTÂNCIA

Para entender o conceito de importância é preciso saber que tudo está mais ligado ao impacto de sua execução em si e ao tamanho do risco envolvido em não priorizar tal assunto. 

Entendeu a diferença entre esses termos? Com esses conceitos em mente, vamos à lista que vai te ajudar a gerenciar seu tempo de forma mais vantajosa e elevar a qualidade dos estudos para as provas que já estão aí batendo a porta. 

CRIAR PLANEJAMENTO VISUAL

Seja anotando em um planner, um caderno comum, um quadro, fezendo uma lista de tarefas ou uma planilha no Excel, enchendo a parede de post-its ou qualquer outra forma que você preferir, todas essas ferramentas vão te ajudam a organizar seu processo de estudos. 

DEFINA METAS DIÁRIAS

Com metas diárias é possível ter horário e temas. Fica mais fácil assimilar os assuntos e tudo pode ser realizado sem pressa. Lembrando que não é interessante exagerar no volume de atividades, pois além de aumentar o risco de você procrastinar pode ser difícil de atingir o programado. Metas acessíveis e alcançáveis são ideais! 

DEFINA PRIORIDADES

Saber elencar quais disciplinas são mais importantes para uma prova ou os conteúdos com os que você tem mais dificuldade são imprescindíveis. Tenha sabedoria e analise qual sua maior necessidade acadêmica!  

DEFINA UM LOCAL PARA ESTUDAR 

Escolher um lugar apropriado para focar nos estudos pode ser o ponto chave para manter o cronograma em dia e evitar distrações. É necessário um local silencioso, com assentos confortáveis, boa iluminação e de preferência arejado. Não esqueça de beber água e fazer pausas! 

FIQUE LONGE DAS REDES SOCIAIS

Vivemos em um mundo digital e toda nossa comunicação por meio da tecnologia foi intensificada devido a pandemia da Covid-19. No entanto, na hora de estudar as redes sociais podem transferir sua atenção para outro ponto, o que não é seu objetivo naquele momento, certo?

Então, o melhor é silenciar as notificações para evitar cair na tentação de dar aquela olhadinha rápida. Lembrando que o celular hoje em dia funciona também como material de estudos, quando usado da maneira correta neste momento.

Comentários