Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Esportes


Yoga: Saiba mais sobre a prática que vai além da atividade física

A yoga é uma atividade que alinha mente e corpo e pode ser uma das funções do fisioterapeuta
Por: 21/06/2022 - 10:43
Mulher fazendo alongamento. Crédito Pixabay
Mulher fazendo alongamento. Crédito Pixabay


Escrita por Suellen Fernandes

Exercitar corpo e mente são premissas para uma vida saudável. Enquanto nosso corpo precisa estar em movimento e bem alimentado com ingestões saudáveis, a mente requer alívio. Não à toa se fala tanto em saúde mental nos dias atuais. Uma atividade que acopla essas duas necessidades humanas é a yoga. Trata-se de uma filosofia originária da Índia antiga, mas absorvida pela cultura ocidental. A prática da yoga permite trabalhar com a estrutura física e mental ao mesmo tempo! 

Os exercícios de alongamento e movimento colaboram no tratamento de lesões, por exemplo, além de fornecerem flexibilidade, resistência corporal e trabalhar o tônus muscular. O bom é que pessoas com limitações físicas não são impedidas para realizar movimentos de yoga,  pelo contrário. A prática acompanhada de um profissional de fisioterapia ajuda no combate e na prevenção de doenças musculares e ajuda a relaxar. 

O relaxamento se dá porque a yoga trabalha a respiração e a meditação, aliviando a ansiedade, cada dia mais presente na vida das pessoas, sobretudo de jovens estudantes. De acordo com uma pesquisa do Datafolha em parceria com o C6Bank, por conta da pandemia de Coronavírus, mais de 60% dos estudantes se sentiam mais ansiosos, como reflexo da situação sanitária do país. É nesse contexto que buscar práticas como a yoga pode ajudar e trazer benefícios não somente físicos! 

Conversar com um instrutor de yoga é um início para orientar de maneira adequada à prática das atividades e buscar informações sobre quais as melhores condutas para cada caso. Vale salientar que muitos fisioterapeutas são instrutores da prática e durante a formação esses profissionais são preparados para atuar da melhor forma com a estrutura corporal e direcionar movimentos adequados para cada paciente. 

Se você se interessa pelo assunto, não somente como paciente e quer se tornar um fisioterapeuta e trabalhar com terapias integrativas como a yoga, venha conhecer o curso da UNINABUCO e inicie sua formação ainda este ano! Não perca tempo. Clique aqui e saiba mais.

Comentários