Você sabe onde está o Frevo?

Dia 14 de setembro é comemorado do dia nacional do ritmo que encanta gerações. Saiba onde conhecê-lo!
Por: Katarina Bandeira 14/09/2018 - 09:57 - Atualizado em: 14/09/2018 - 09:58
Foto: Brenda Alcântara/Paço do Frevo

As cores da bandeira pernambucana brilham nas roupas estilizadas, levadas por movimentos rápidos, de dançarinos que parecem flutuar. Ao som de um ritmo efervescente o passista se equilibra, com uma pequena sombrinha, em um chão que, mais do que figurativamente, está pegando fogo aos seus pés.

O nome da dança, que também é ritmo, dona de todos esses elementos inebriantes para quem os encara, não deixa dúvida quanto ao teor de sua magia. Frevo, faz jus ao significado de “ferver”, e para celebrar seu dia nacional, separamos alguns lugares onde é possível conhecer um pouco mais sobre esse ritmo tão importante para Pernambuco. Confira!

Paço do Frevo

Criado em 2014, a casa é a maior referência do Estado quando se fala em Frevo. Instalado no Bairro do Recife, Centro da capital pernambucana, o Paço do Frevo agrega espaços voltados para pesquisa, exposições e cursos de dança e música do frevo. Funcionando no antigo prédio da Western Telegraph Company, em estilo neoclássico inglês, só a parte externa já encanta quem passa pela Rua da Guia e para em frente à Praça do Arsenal.

No espaço é possível conhecer a história de personalidades que marcaram o Carnaval pernambucano, além de ver estandartes de blocos tradicionais, troças e agremiações. Ao passear por suas salas o visitante conhece história da dança e do ritmo, que é contada em vídeos e em nomes escritos nas paredes do local.

Escola de Frevo Maestro Fernando Borges

Após uma visita às cores e ao som efervescente no Paço do Frevo, é possível que você queira arriscar um passinho ou outro. Apesar de existirem aulas do ritmo no espaço, elas são feitas no formato workshop. Quem quer ter aulas até ficar craque, tem como opção a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges. O local, apadrinhado pela prefeitura da cidade, oferece aulas gratuitas durante o ano todo.

Implantada em março de 1996, ela foi pensada inicialmente para oferecer aulas de frevo (dança) aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Com oficinas de sombrinha e máscaras de Carnaval, ela era chamada de Escola de Frevo. Muitas águas rolaram durante esse período, até que, após passar por uma reforma, em 2003, o espaço passou a atender a toda sociedade. Atualmente a instituição oferece aulas gratuitas e diárias, durante três turnos, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h.

Gostou da nossa matéria? Conta para a gente, nos comentários, se você arrisca uns passinhos de Frevo!