Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Violência contra a mulher é tema de evento na UNINABUCO

Estudantes se informaram e atualizaram sobre os dados alarmantes de agressões e feminicídio
Assessoria de Comunicação Por: 09/03/2018 - 17:01 - Atualizado em: 09/03/2018 - 17:17

Por: Aline Malta

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco, no Recife, promoveu um evento com o tema: Violência Contra a Mulher, Feminicídio e Políticas Públicas.  A atividade aconteceu na última quinta-feira, 8 de março, em parceria com os cursos de Serviço Social e Direito.

Os estudantes participaram de diversas palestras que trataram de assuntos relacionados ao tema. “Discutir temáticas que tratam da violência contra a mulher é de grande importância, uma vez que os dados de agressões continuam alarmantes e o índice de feminicídio só aumenta, tanto no Brasil, quanto em Recife”, ressalta a coordenadora do curso de Serviço Social e uma das organizadoras do evento, Juliene Tenório.

A pesquisa DataSenado sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil revela um aumento no número de mulheres que declaram ter sofrido algum tipo de violência doméstica. O percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017, sem contar com outros tipos de violência que as mulheres sofrem, como por exemplo, no próprio ambiente de trabalho. Houve também um crescimento no percentual de mulheres que disseram ter conhecidas que já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um homem. Esse índice saltou de 56%, em 2015, para 71%, em 2017. 

Para Mayara Mendes, professora da UNINABUCO Recife e coordenadora do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa, em casos de abusos ou qualquer tipo de violência, a mulher deve primeiro procurar um serviço de saúde o mais rápido possível, pois a bem-estar está em primeiro lugar e depois procurar um serviço de proteção, como por exemplo, a Delegacia da Mulher. “Um acompanhamento psicológico para a vítima é de grande importância”, completa.

 

Galeria: 
A coordenadora do curso de Serviço Social, Juliana Tenório, fala sobre o tema A professora da Mayara Mendes abordou os dados alarmantes A violência contra a mulher é um tema de interesse geral Convidados discutiram amplamente sobre o tema Estudantes estiveram atentos aos casos expostos Alunos puderam tirar dúvidas ao final das palestras O evento foi organizado pelos cursos de Direito e Serviço Social Leonardo Esteva, vice-reitor da Instituição, também participou do evento Palestrantes explicaram a importância da denúncia ao Serviço de Proteção a Mulher "Violência Contra a Mulher, Feminicídio e Políticas Públicas" foi o tema abordado

Comentários