Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Veja 8 orientações para prevenir acidentes e tragédias no inverno

Durante a estação, aumentam os riscos de deslizamentos de barreiras e acidentes elétricos
Por: Henrique Nascimento 21/06/2018 - 14:39
As chuvas alagam ruas da Região Metropolitana do Recife/LeiaJáImagens/Paulo Uchôa
As chuvas alagam ruas da Região Metropolitana do Recife/LeiaJáImagens/Paulo Uchôa
Os moradores da Região Metropolitana do Recife enfrentam dois períodos climáticos: um de calor constante e outro de muitas chuvas. Isso ocorre devido ao clima tropical úmido, comum nas regiões próximas ao litoral brasileiro. No outono e no inverno, períodos que vão de março até setembro, são registrados os maiores índices de chuvas segundo a Associação Pernambucana de Águas e Clima (APAC).
 
É nessa época do ano também que é preciso ter cuidado redobrado com os riscos de acidentes e deslizamentos provocados pelas chuvas. Com o aumento das precipitações pluviométricas, o solo, principalmente dos ambientes urbanos, não absorve a quantidade de água, provocando enchentes e alagamentos. Só entre os dias 22 e 23 de maio de 2018 foram registradas 47 ocorrências por conta da chuva na cidade de Jaboatão, entre elas 22 deslizamentos de barreira no bairro de Cavaleiro, que fica na divisa com Recife.
 
Algumas orientações são dadas pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco para prevenir riscos à vida em períodos chuvosos. Confira!
 

1 Não tome banho enquanto houver raios

Um dos principais alvos dos raios são as caixas d’água, por isso, enquanto eles estiverem ocorrendo, mantenha distância das torneiras e chuveiros para evitar choques elétricos.
 

2 Não toque em postes

Durante a chuva não toque em postes, principalmente se possuírem fiação pendurada. O objetivo é evitar choques elétricos. Tenha muita atenção com os postes de metal, esse material é considerado um bom condutor de energia, aumentando os riscos.
 

3 Em casos de alagamentos no interior da casa, desligue eletroeletrônicos

Assim como os itens anteriores, este tem como objetivo prevenir que os moradores da residência sejam eletrocutados. É indicado desligar os eletroeletrônicos quando a água atinge o interior da casa e, caso a inundação chegue próxima a altura das tomadas mais baixas, desligar também o quadro de energia ou contador. 
 

4 Fique longe de janelas com grades

As grades que ficam em janelas costumam ser compostas por metais, por isso, conduzem bem a energia e podem atrair descargas elétricas.
 

5 Não jogue lixo ou faça construções irregulares em barreiras

Acumular lixo aumenta o peso da barreira e, por consequência, o risco de deslizamentos. Em setembro de 2017, uma criança de quatro anos morreu após um desmoronamento de barreira no bairro de Passarinho em Recife. Com o deslizamento, houve a queda de um muro construído de forma irregular próximo a barreira, destruindo toda a casa onde a criança morava. 
 
A Defesa Civil orienta que todo tipo de construção em barreiras passe pela análise de um engenheiro, inclusive a de muros de contenção de deslizamentos, como os de arrimo. As obras devem considerar diferentes fatores, incluindo o tipo de solo do local, para que no período de chuvas a estrutura não desabe.
 

6 Não estacione ou busque abrigo perto de árvores

Outro risco em períodos chuvosos é o de queda de árvores, por isso não estacione ou busque abrigos perto delas. Nas situações em que uma árvore cai sobre um carro, é preciso que os passageiros esperem no veículo a chegada do corpo de bombeiros para o resgate. Também não é aconselhável que algum voluntário toque no veículo, uma vez que algum fio de energia pode ter se rompido e estar em contato com a estrutura de metal. 
 

7 Evite ruas onde o nível de água atinge a metade da altura do pneu do carro

São tidas como inseguras as ruas onde a água das chuvas atinge a metade da altura do pneu do seu automóvel. Tenha atenção a formação de redemoinhos nas ruas alagadas, eles podem representar bueiros abertos com graves riscos de acidente. Se tiver dúvida sobre o trajeto que deve fazer em um dia chuvoso, opte por seguir o caminho que já conhece, assim pode evitar possíveis surpresas, como buracos inesperados.
 

8 Recorra à Defesa Civil

A Defesa Civil coordena o trabalho de diferentes órgãos na prevenção e resposta em casos de tragédias. Os serviços de emergência, os bombeiros e a polícia seguirão as diretrizes da Defesa Civil para atender a população. Para fazer denúncias de áreas de risco, ocorrência de catástrofes ou solicitar atividades de prevenção, basta discar 199 (válido em todo território nacional).
 

Comentários