Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Vai fazer uma seleção de estágio? Confira 5 dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

Características como autoconhecimento, flexibilidade, atenção, humildade e senso crítico são valorizados
Por: 12/04/2022 - 15:34
Freepik

Escrito por Maya Santos

O mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente com os candidatos, pois não basta ter um currículo atraente, também é necessário ter flexibilidade para lidar com as diversas situações no ambiente de trabalho. Para analisar essas habilidades diante de desafios, a dinâmica em grupo - ou DG, como também é intitulada - é considerada a etapa mais importante do processo seletivo para contratação do candidato. 

Através das dinâmicas em grupos os avaliadores buscam características específicas nos candidatos de acordo com a vaga disponível. Características como autoconhecimento, flexibilidade, atenção, humildade e senso crítico são valorizados nessa modalidade de seletiva. Para direcionar melhor os candidatos, preparamos uma lista com 5 dicas essenciais para obter aprovação na DG. Veja a seguir:

1 - Estude sobre a empresa 

Antes de realizar a entrevista em grupo é importante estudar a empresa em que pretende concorrer a vaga de estágio. Em geral, os avaliadores buscam candidatos que se alinhem aos valores da empresa, para que haja sinergia no ambiente de trabalho. 

2 - Conheça e saiba expor seus pontos fortes

Todo mundo tem pontos fortes, por isso o autoconhecimento é indispensável. Ter a compreensão dessas habilidades se torna uma boa estratégia para aplicar nas atividades propostas na dinâmica em grupo.

3 - Não seja arrogante

O objetivo nas seletivas é se destacar e convencer a empresa a contratação. Mas não é interessante demonstrar superioridades diante dos concorrentes. É importante valorizar e respeitar o conhecimento dos demais colegas 

4 - Saiba ouvir

Uma escuta ativa pode revelar uma postura positiva com o trabalho em equipe. Além de proporcionar possibilidades de resolução de problemas nas atividades grupais. 

5 -  Participe ativamente das atividades 

A dinâmica em grupo tem o objetivo de avaliar como o candidato lida com pessoas e demandas que devem ser realizadas em grupo. Com duração, em média, de duas a três horas. Nesse momento o recrutador irá avaliar as habilidades do candidato. Por isso, é importante que todos estejam atentos e participem da interação, demonstrando ali suas potencialidades e capacidade de realização.

Comentários