Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Vai fazer tcc em 2023? Conheças as etapas do projeto

Entenda como cada etapa do seu trabalho é importante em busca da aprovação
Por: 24/01/2023 - 17:59 - Atualizado em: 24/01/2023 - 19:06
O Trabalho de Conclusão de Curso encerra o ciclo na graduação

Escrito por: Gustavo Arland

 

Se realizarmos uma pesquisa entre os alunos e alunas de ensino superior, perguntando sobre qual a pior ou mais temida parte da graduação, praticamente todos vão dizer que é o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Este trabalho de pesquisa é a validação do tempo dedicado ao curso e tem o objetivo de colocar em prática tudo o que foi aprendido e vivenciado durante os estudos. 

 

O Trabalho de Conclusão de Curso tem um nível de exigência maior em relação a outras atividades e trabalhos acadêmicos. Para muitos, é o primeiro projeto científico a ser chancelado por um corpo docente especializado. O TCC é obrigatório em praticamente todas as instituições de ensino superior, e caso não apresente, não é possível recolher o diploma de conclusão. 


 

ETAPAS DO TCC 

 

Por conta da exigência um pouco mais elevada, no que diz respeito à questão técnica e também com relação a estrutura do trabalho e conteúdo a ser apresentado, é necessário que o(a) aluno(a) tenha um maior grau de dedicação. 

 

Se você vai apresentar o TCC este ano, já adiantamos: Escolha um tema que você se identifique. Assim, a produção fica um pouco mais leve e você vai lidar com algum tema/assunto que já tenha conhecimento. Depois disso, é preciso estar atento às etapas de produção do trabalho. Sabendo disso, você consegue se estruturar melhor e ajustar o seu tempo de produção aos prazos de entrega. Então, vamos lá! 


 

Elaboração do Pré-projeto 

 

O pré-projeto do TCC é o processo que antecede o trabalho final. Basicamente é descrever o plano de pesquisas, ou seja, lançar a proposta de seu trabalho e sua abordagem. O pré-projeto deve conter os seguintes elementos estruturais:

 

  • Descrição e delimitação do tema 

  • Objeto de estudo

  • Problema de pesquisa 

  • Os objetivos gerais e específicos do trabalho 

  • A metodologia da pesquisa 

 

O pré-projeto é um panorama geral da sua pesquisa e também serve para testar e alterar as metodologias. Assim o(a) aluno(a) ganha tempo para correções. 

 

Pesquisa 

 

O processo de pesquisa serve não só para ajudar e implantar sua metodologia no TCC, como também para embasar o trabalho com referências bibliográficas que estejam em convergência com seu tema e objetivo. 

 

Para começar, escolha um professor orientador para lhe ajudar durante todo o processo. Será ele que irá acompanhar toda a sua pesquisa e dar as orientações necessárias para realizar um bom trabalho e validar seu projeto. A partir disso: 

 

  • Realize pesquisas de campo e coleta de dados para fortalecer sua tese; 

  • Procure encontrar livros, artigos e trabalhos de estudiosos para referenciar seu projeto; 

 

Desta forma, sua pesquisa será qualificada e você ganha mais repertório na hora de escrever e montar o trabalho. 


 

Estrutura do projeto 

 

O TCC detém uma estrutura que precisa ser seguida e padronizada. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê o trabalho de conclusão de curso como uma peça acadêmica/científica. Para ser entregue e depositada na universidade, existem exigências estruturais na montagem do trabalho, devendo ser respeitadas e cumpridas. O TCC, basicamente é composto desta forma: 

 

Ítens obrigatórios: 

 

Elementos Pré-Textuais - Capa, Folha de rosto, Folha de aprovação, Sumário, Resumo; 

Desenvolvimento - Introdução, Desenvolvimento, Conclusão ou Considerações finais; 

Elementos pós-textuais - Referências 

 

Ítens complementares (Não obrigatórios):  

 

Elementos Pré-Textuais - Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, Lista de ilustrações (gráficos, quadros, tabelas, etc.), Listas de abreviaturas e siglas

Elementos pós-textuais - Obras consultadas, Apêndices, Anexos, Glossário

 

Para saber as regras de como estruturar tecnicamente o trabalho, clique aqui 


 

Redação da monografia/Apresentação 

 

Após realizar as devidas pesquisas e estar munido das referências, é hora de dissertar seu TCC. nesta etapa, você deve apresentar toda a problemática, argumentação e solução de forma escrita, seguindo os padrões exigidos pela ABNT. É momento de colocar todo o seu repertório de pesquisa e de conhecimentos adquiridos em sala de aula em prática. Quanto mais você detém conhecimento sobre o assunto que vai abordar, melhor é o seu texto e sua argumentação. Siga as orientações colocadas acima, e sua monografia ficará bem escrita e estruturada. 

 

Na apresentação perante a banca de docentes e profissionais do arrumo que você vai atuar, você deve estar seguro e ciente do que vai falar. É o momento de argumentar e trazer os pontos importantes de sua pesquisa. Lembre-se: o trabalho é seu e ninguém sabe mais sobre ele do que você. 

 

Seguindo estes passos, é certeza de Nota 10 na avaliação final. Apesar de cansativo, a sensação de dever cumprido é enorme e você perceberá que todo o esforço valeu a pena. É saber que você foi devidamente assistido, orientado e que, agora, estará pronto para o mercado de trabalho. 

 

Comentários