Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Opinião


Todo gestor é um técnico

Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Assessoria de Comunicação Por: 09/12/2022 - 09:14 - Atualizado em: 13/12/2022 - 11:22
A Seleção Brasileira está disputando a Copa do Mundo do Catar, em busca do hexacampeonato. Nesse ambiente, o técnico Tite tem um papel de grande importância: ele é responsável por gerir os talentos dos 26 convocados, extraindo o melhor de cada um. Assim também acontece em uma empresa: todo gestor é um técnico, que precisa liderar seus colaboradores, colocá-los na posição correta, motivá-los e criar um ambiente que permita o seu desenvolvimento.
 
No último jogo da fase de grupos, por exemplo, o Brasil já estava classificado. Com pouco peso, Tite conseguiu escalar um time reserva. Uma boa tática para impulsionar talentos e poupar os jogadores titulares. Um bom gestor também deve saber o momento certo de dar a cada membro de sua equipe o protagonismo necessário e possível. Compreender que um colaborador não é igual aos demais ajuda a melhor administrar o grupo como um todo. Assim como no futebol, em que cada atleta tem sua posição, em uma empresa são expertises que se complementam nas diversas funções e devem formar um time coeso. Toda essa gestão requer muito estudo, raciocínio analítico e visão de longo alcance, para tomar as melhores decisões.
 
Sempre defendo que o bom líder não é o que apenas cobra, exige, pressiona; mas o que motiva, dá espaço, joga junto e se coloca ao lado do time. De nada adianta ser “tirânico” se o resultado dessa postura será um desempenho aquém do esperado. Atitudes assim só geram altos índices de estafa e rotatividade na equipe. Assim como um treinador esportivo, o gestor deve promover o ambiente mais propício possível para que seus comandados demonstrem suas habilidades, inovem, cresçam e tenham sucesso. Muitas vezes, a posição de liderança leva à soberba, um caminho nocivo e altamente prejudicial. Líderes realmente competentes não buscam aparecer mais do que seu grupo, mas tornam-se parte deste e comemoram as conquistas de forma partilhada.
 
Esperamos o tão sonhado hexa, temos fé que ele virá. Aproveitemos, no entanto, para olhar também para as figuras de liderança que aparecem, como o técnico Tite, ou mesmo os jogadores dentro de campo. Exemplos de como gerir uma equipe e levá-la à vitória. Se funciona dentro de campo, também funciona em um escritório.

Comentários