Sistemas da Informação: uma profissão conectada com o futuro

O profissional de sistemas da informação é um dos mais requisitados do mercado empresarial, por lidar com dados sensíveis das empresas. Mas, você sabe como funciona o curso? Confira!
Por: Taísa Silveira 14/03/2017 - 08:00 - Atualizado em: 14/03/2017 - 10:16
Sistemas da Informação
Engana-se quem acha que o curso de Sistemas da Informação limita-se apenas à área de manutenção de computadores. O curso de graduação tem uma abordagem bastante abrangente, que vai desde programação de software, manutenção, suporte, implantação, até gerência de sistemas.

Isso significa que o profissional formado nessa área estará apto não só a programar sistemas informatizados, como gerenciar projetos e equipes de suporte, desenvolvimento e implantação de softwares, o que dá a estes profissionais uma capilaridade ampla dentro do mercado de trabalho.

Um curso polivalente
Segundo o coordenador do curso da Faculdade Joaquim Nabuco, Arlindo Correia, o curso de bacharelado em Sistemas da Informação, tem como ênfase capacitar o recém ingresso na área de gestão de negócios em tecnologia da informação.”O curso visa formar um profissional que deve conhecer detalhadamente as rotinas administrativas e ferramentas que otimizem o resultado do negócio das organizações” afirma.

Durante a graduação, os alunos terão uma gama de disciplinas para desenvolver suas habilidades práticas como: análise e projeto de sistemas, banco de dados, organização e arquitetura de computadores, inteligência artificial, segurança da informação, dentre tantas outras disciplinas.

Além  das matérias que os alunos cursam durante a graduação, há também a possibilidade de realizar uma pós, pois existem muitas ênfases no mercado. Segundo afirma Arlindo,  as especializações em Governança de T.I e Gestão de T.I têm grande relevância no mercado de trabalho. “Hoje, esses profissionais são altamente requisitados” completa.

Mercado receptivo
O mercado de trabalho para os profissionais de Sistemas da Informação é bastante amplo, e permite uma atuação em diversos segmentos de empresas. “Os profissionais de T.I que têm especialização na tecnologia VOIP são valorizados pelo mercado e altamente requisitados pelas empresas startups por exemplo. Um profissional de S.I que tenha mestrado, a depender da região pode ganhar um salário de até R$ 9.200 reais” afirma o coordenador do curso.

E você, já pensou em fazer este curso? Conta pra gente!