Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Saiba a importância de participar do Programa de Iniciativa Científica

Para os estudantes os impactos são positivos tanto na vida profissional como na acadêmica
Por: 09/06/2022 - 14:14 - Atualizado em: 10/06/2022 - 10:42

Por Maya Santos

Durante a graduação experienciamos as áreas de atuação da profissão que estamos nos formando, como em estágios. Mas, para estudantes que têm interesse em seguir carreira acadêmica, o melhor caminho é o que vai lapidar os conhecimentos. Para isso, o primeiro passo é participar do Programa de Iniciativa Científica (PIC). Mas você sabe o que é o PIC?

Como a própria sigla explica, é um programa que desperta a vocação científica e trabalha a habilidade dos discentes de graduação na inserção em projetos científicos, ou seja, um caminho de produção de conhecimento para a comunidade acadêmica que pode se estender à sociedade civil. 

Você deve estar se perguntando: “Como que eu vou conseguir fazer o PIC?”; “Onde posso procurar ajuda?”. Para explicar, convidamos Thiago Araújo, coordenador de Pesquisa e Extensão de uma unidade de ensino do Ser Educacional. “Para fazer o PIC é necessário que o estudante esteja matriculado regularmente, além de ter cursado pelo menos um período letivo na faculdade”, afirma. 

O docente também enfatiza que as pesquisas devem trazer temas relevantes para sociedade tanto para os setores tecnológicos, quanto para os produtivos, de saúde e meio ambiente, por exemplo. “Alguma coisa que possa fechar uma lacuna científica ou ajudar no desenvolvimento de algum produto. Também pensar em algum software que possa facilitar a vida das pessoas ou até mesmo para ganhar dinheiro como forma de investimento ou ainda pesquisas teóricas que venham a fomentar discussões maiores da nossa sociedade nas áreas cientificas”, detalhou o coordenador. 

O PIC também exerce um impacto positivo e importante na vida profissional e acadêmica do discente. Veja a seguir os benefícios:

  • Formação do pensamento crítico científico;

  • Melhoria do currículo através da pesquisa; 

  • Estimula a inovação nos setores de atuação acadêmica e social;

  • Aumenta a rede de contato, ou seja, mais network; 

  • Desenvolvimento da comunicação escrita e oral.

 

Como participar do programa

Os estudantes do Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO, têm a oportunidade de ampliar seu olhar e potencializar sua capacidade de solucionar problemas  através do PIC. 

Podem participar estudantes a partir do 2º período por meio do edital de candidatura do programa que é lançado semestralmente. Os participantes têm benefícios de 50% de desconto sobre o valor da mensalidade do curso, por exemplo. 

Veja como é fácil se inscrever:

Acesse o site institucional da universidade >> Selecione sua cidade >> Clique na área ACADÊMICO >> Depois em Documentos >> E por fim, clique em Editais. 

Você também pode acessar o link do edital do PIC (anexar edital) e realizar sua inscrição. Veja o calendário e não perca essa oportunidade, hein!

 

 

Comentários