Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Saiba como iniciar o segundo semestre de aulas

Chegou a hora de aprender com os erros do período anterior e fechar o ano com chave de ouro
Por: Katarina Bandeira 17/08/2018 - 14:19
Semestre é oportunidade para terminar o ano com notas ainda melhores que o anterior. Foto: Freepik
Semestre é oportunidade para terminar o ano com notas ainda melhores que o anterior. Foto: Freepik

Voltar às aulas no segundo semestre é quase como receber uma segunda chance de terminar bem o ano letivo. Calouros se tornam veteranos, agora acostumados com a rotina intensa do Ensino Superior, e veteranos enxergam-se cada vez mais próximos do tão sonhado diploma. É tempo de prometer (e quem sabe até cumprir) estudar mais do que no período passado, organizar anotações, esquecer o ranço ganho com as xerox intermináveis, além de rever os amigos. Se você passou raspando ou está focado em melhorar as notas antes que 2018 termine, confira nossas dicas!

Tenha todo o material em mãos

O início de um novo semestre traz com ele a necessidade de se adquirir novos materiais e rever os antigos. Procure separar cadernos para as novas disciplinas e aproveite para dar uma olhada na bibliografia recomendada por cada professor. Confira se suas canetas, lápis e todo o material de papelaria está em ordem e não esqueça de manter uma agenda atualizada com o calendário acadêmico. Começar o período de forma organizada influencia diretamente no seus resultados futuros.

Faça um novo cronograma de estudos

Se você é um recente ex-calouro está na hora de aprender com os erros do passado. Reflita sobre o que funcionou e o que ficou de fora no seu cronograma de estudos do semestre anterior e use isso para ser ainda melhor nesta nova etapa. Você já conhece alguns professores o que torna mais fácil conciliar o método deles com suas necessidades. No caso dos veteranos, talvez seja uma boa hora para incluir as pesquisas necessárias para fazer um excelente trabalho de conclusão de curso, além de um horário para escrever sobre ele.

Comece a procurar estágios

Quanto mais cedo você começar a procurar oportunidades na sua área de atuação mais rápido você terá vivências práticas relacionadas ao curso que escolheu. Geralmente, as empresas pedem algum tempo de graduação para começar a contratar seus estagiários e agora você já o tem! Procure oportunidades em que você possa aprender mais sobre a profissão e não tenha medo de experimentar áreas diferentes das que você idealizava no início do curso. Estágio é aprendizado!

Converse mais com professores

Agora que você conhece alguns de seus mestres que tal começar a procurar um mentor? Ter alguém para guiar você durante a sua vida acadêmica pode ser muito importante no final do percurso. Mantenha sempre contato com professores cuja as disciplinas você tem afinidade ou curiosidade, um bom relacionamento pode abrir caminhos em sua carreira e gerar boas referências, que facilitarão sua entrada em objetivos pós-graduação.

Administre melhor seu tempo

Caso você ainda não esteja estagiando aproveite o tempo livre e procure atividades oferecidas pela própria instituição. Você pode dividir seu tempo de estudo com cursos de extensão, palestras, laboratórios entre outras atividades que vão além da sala de aula. Participar de congressos e outros eventos institucionais ajuda você a fazer contatos e a conhecer outras esferas da sua futura profissão, além de aumentar o leque de conteúdo aprendido durante o curso.

 

Gostou das nossas dicas? Coloca nos comentários se você está pronto para o segundo semestre!

 

Comentários