Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Resposabilidade Social


Saiba como combater o sedentarismo e melhorar sua saúde

Neste dia 10 de março, o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, reunimos dicas valiosas para você começar a cuidar mais da sua saúde física e mental
Por: 10/03/2023 - 11:27 - Atualizado em: 10/03/2023 - 12:28
Fazer exercícios físicos durante a gestação é uma das recomendações do Ministério da Saúde (Pexels)

Por: Maya Santos

“A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”, afirmou Hipócrates (460 a.C - 370 a.C.), conhecido como o "Pai da Medicina”. Neste dia 10 de março, o
Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, reunimos dicas valiosas para você começar a cuidar mais da sua saúde física e mental.

 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante, chegando a 84%. Portanto, é considerado um grave problema de saúde que deve ser combatido. Ao contrário do que a maioria pensa, o sedentarismo não está relacionado a excesso de peso, mas sim a necessidade de manter uma constância de cuidados com o corpo e consequentemente a mente.
 

Por isso, quando falamos sobre sedentarismo é preciso entender que a falta de movimento impacta negativamente a vida das pessoas, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer, sem falar do prejuízo à saúde mental. Com a prática constante de exercícios físicos, o corpo libera hormônios super importantes, como a endorfina. Do contrário, quando uma pessoa não é ativa, há uma tendência a desenvolver problemas mentais como ansiedade, estresse e depressão, já que não têm esse pico de felicidade no corpo diariamente.
 

Para contornar a situação, a primeira coisa a ser feita é tomar a atitude de mudar os hábitos, começando com exercícios de baixa intensidade, como caminhadas e alongamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o tempo de exercício físico adequado para cada faixa etária, sendo em média 60 minutos de atividade física para crianças e adolescentes, de moderada a vigorosa. Já para adultos, a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana.
 

Ainda nesse ritmo de combater o sedentarismo e as suas consequências, o Ministério da Saúde elaborou o “GUIA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA”. O documento traz informações importantes para que profissionais da área de saúde e da educação física executem, sendo para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, mulheres gestantes e pós parto.
 

Pensando especificamente para adultos, o guia recomenda 150 minutos diários de exercícios. “Reserve algum tempo para fazer atividade física com os amigos, com a família

ou sozinho, fazendo preferencialmente aquilo de que você gosta. Você pode caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, surfar, jogar futebol, vôlei, basquete, bocha, tênis, peteca ou frescobol, fazer ginástica, musculação, hidroginástica, yoga ou artes marciais, entre outras”, explica um trecho do guia.

Ah! Vale destacar que essas recomendações servem também para quem gosta de se exercitar e deseja ajudar outras pessoas a deixarem a vida de sedentarismo através de uma formação completa e de qualidade! Esse é seu foco? Então, venha para Uninabuco e conheça nossa graduação em Educação Física. Ela é para você!

Comentários