Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quer voar? Saiba tudo sobre Ciências Aeronáuticas

Veja as áreas para atuação de cientistas aeronáuticos
Por: 24/03/2023 - 15:20 - Atualizado em: 27/03/2023 - 08:03
(Pexels)

Nos últimos anos, atuar na aviação civil é um desejo de muitos jovens e esse interesse não é em vão. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil deve se tornar o quinto maior mercado mundial de transporte aéreo até o final de 2030.

Com crescimento promissor do setor, que dispõe de salários altos, abrem-se outras possibilidades de atuação, sobretudo para quem flerta com a análise de dados. Entre as várias áreas de atuação, você precisará ter um conhecimento mais aprofundado, que será possível através da graduação em Ciências Aeronáuticas

Você conhece o curso? Então, continue neste artigo para saber mais e quem sabe descobrir a melhor forma de ingressar no mercado. 

A graduação tem como objetivo formar profissionais competentes e capazes de atuar em diversas frentes na aviação nacional e internacional, sejam elas administrativas, ou até mesmo no dia a dia de aeronaves e aeroportos. Em apenas 36 meses, você estará formado e podendo contatar com um equipe de professores qualificados na Uninabuco

Você pretende tornar-se cientista aeronáutico? Confira 3 áreas para seguir carreira:

CONDUÇÃO DE AERONAVES

Pessoas formadas em Ciências Aeronáuticas podem pilotar aviões ou helicópteros, desde que dominem os conhecimentos técnicos relacionados ao tipo da aeronave e as características específicas de sua condução, além de concluir outras qualificações. 

Áreas de atuação neste segmento:

- Companhia aérea nacional ou internacional

- Transporte aéreo de cargas (doméstico ou internacional)

- Táxi aéreo

- Aviação executiva

- Aviação agrícola

- Piloto de ensaio

- Piloto lançador de paraquedistas

- Rebocador de planador


ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO

Se seu foco é a de transporte aéreo, principalmente em cargos de supervisão, coordenação e gestão, saiba que é necessário ter conhecimento a fundo em aspectos técnicos, operacionais e de legislação. Por ser uma área complexa, ela exige minúcia e cuidado maior

Neste setor, os cientistas aeronáuticos podem realizar funções como: aprimorar condições de segurança e qualidade em processos de aviação civil; gerenciar recursos humanos e materiais em empresas do setor; promover mudanças tecnológicas ligadas aos serviços de aviação; planejar serviços e implementar atividades em aeroportos, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, entre outras.

 

MANUTENÇÃO DE AERONAVES

Neste setor, o cientista aeronáutico atua diretamente na reparação das aeronaves e controla todos os processos ligados ao funcionamento dessas máquinas. É um campo considerado complexo, devido a quantidade de sistemas em cada aeronave. O mantra do setor é: cumprir as demandas com rigor e manter os padrões de qualidade.

Quem se interessa pela área pode fazer um curso superior de dois anos, o Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves. Para obter o diploma, o tecnólogo precisa ser aprovado em testes específicos aplicados pelos órgãos reguladores da aviação civil, de acordo com a categoria em que pretende atuar.

Esperamos que esse artigo tenha decidido a escolher seu futuro. Venha alçar voos altos com a Uninabuco. Matricule-se agora na graduação em Ciências Aeronáuticas

Comentários