
Nos últimos anos, atuar na aviação civil é um desejo de muitos jovens e esse interesse não é em vão. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o Brasil deve se tornar o quinto maior mercado mundial de transporte aéreo até o final de 2030.
Com crescimento promissor do setor, que dispõe de salários altos, abrem-se outras possibilidades de atuação, sobretudo para quem flerta com a análise de dados. Entre as várias áreas de atuação, você precisará ter um conhecimento mais aprofundado, que será possível através da graduação em Ciências Aeronáuticas.
Você conhece o curso? Então, continue neste artigo para saber mais e quem sabe descobrir a melhor forma de ingressar no mercado.
A graduação tem como objetivo formar profissionais competentes e capazes de atuar em diversas frentes na aviação nacional e internacional, sejam elas administrativas, ou até mesmo no dia a dia de aeronaves e aeroportos. Em apenas 36 meses, você estará formado e podendo contatar com um equipe de professores qualificados na Uninabuco.
Você pretende tornar-se cientista aeronáutico? Confira 3 áreas para seguir carreira:
CONDUÇÃO DE AERONAVES
Pessoas formadas em Ciências Aeronáuticas podem pilotar aviões ou helicópteros, desde que dominem os conhecimentos técnicos relacionados ao tipo da aeronave e as características específicas de sua condução, além de concluir outras qualificações.
Áreas de atuação neste segmento:
- Companhia aérea nacional ou internacional
- Transporte aéreo de cargas (doméstico ou internacional)
- Táxi aéreo
- Aviação executiva
- Aviação agrícola
- Piloto de ensaio
- Piloto lançador de paraquedistas
- Rebocador de planador
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO
Se seu foco é a de transporte aéreo, principalmente em cargos de supervisão, coordenação e gestão, saiba que é necessário ter conhecimento a fundo em aspectos técnicos, operacionais e de legislação. Por ser uma área complexa, ela exige minúcia e cuidado maior
Neste setor, os cientistas aeronáuticos podem realizar funções como: aprimorar condições de segurança e qualidade em processos de aviação civil; gerenciar recursos humanos e materiais em empresas do setor; promover mudanças tecnológicas ligadas aos serviços de aviação; planejar serviços e implementar atividades em aeroportos, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, entre outras.
MANUTENÇÃO DE AERONAVES
Neste setor, o cientista aeronáutico atua diretamente na reparação das aeronaves e controla todos os processos ligados ao funcionamento dessas máquinas. É um campo considerado complexo, devido a quantidade de sistemas em cada aeronave. O mantra do setor é: cumprir as demandas com rigor e manter os padrões de qualidade.
Quem se interessa pela área pode fazer um curso superior de dois anos, o Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves. Para obter o diploma, o tecnólogo precisa ser aprovado em testes específicos aplicados pelos órgãos reguladores da aviação civil, de acordo com a categoria em que pretende atuar.
Esperamos que esse artigo tenha decidido a escolher seu futuro. Venha alçar voos altos com a Uninabuco. Matricule-se agora na graduação em Ciências Aeronáuticas.
Comentários