Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Quando é a hora de começar um curso de idioma e qual focar, pensando no mercado de trabalho?

Esse conhecimento abre muitas portas e ajuda no alcance das grandes oportunidades.
Por: 18/07/2022 - 09:29 - Atualizado em: 18/07/2022 - 09:30

Escrito por Suellen Fernandes

Estamos rodeados de expressões e palavras de outros idiomas já incorporadas à nossa fala. E-mail, smartphone, bag, mano/a como abreviação de “hermano/a”; abajour, sutiã, shopping e por aí vai. Essas são algumas de muitas expressões usadas em nosso cotidiano, fora as que ouvimos, lemos e cantamos por meio de filmes, séries, textos e músicas. Mas no ambiente de trabalho usamos muitas outras, ainda mais se você trabalha ou estuda em uma área com muitos termos técnicos em outro idioma. Geralmente inglês.

Buscar conhecimento é importante para a carreira e também para pessoas que têm isso como um grande objetivo profissional, além de abrir portas e ajudar no alcance das diferentes oportunidades. Mas como saber a hora de começar a estudar e em qual idioma focar? Continue a leitura para saber.

Saiba seu objetivo

Entender qual a sua finalidade vai ajudar a dar o passo seguinte para o início de seus estudos e dedicação para o aprendizado de um novo idioma. É para sua profissão ou nova proposta de trabalho em outros países? Essas são as perguntas iniciais que você precisa traçar para ter claro o que você quer desenvolver com um novo idioma.

Defina o idioma

Sabendo o que você quer alcançar, o objetivo vai te dar a resposta de qual idioma você precisa focar. Se a sua finalidade é uma proposta de trabalho em um país ou empresa com língua específica, a resposta você terá com mais facilidade. Se para o cargo que você deseja assumir a empresa exige o mandarim, então você precisa estudar a língua dos chineses. Mas se na empresa que você quer trabalhar as pessoas falam inglês, então o raciocínio é o mesmo: comece a estudar inglês.

Saiba por onde começar

Existem muitas possibilidades de aprender e desenvolver um idioma. Fazer um intercâmbio, contratar professor particular, ter conversação desde o nível mais básico, acompanhar aulas on-line, frequentar curso de línguas e por aí vai. Até pelo Youtube é possível aprender. É importante saber o que vai caber em sua realidade. Pode ser em relação a tempo de dedicação diária ou semanal ou condição financeira para ter aula particular ou investir em um intercâmbio.

Comece

Depois de ler este conteúdo, procure algo para iniciar seus estudos. Seja procurar alguém para te ensinar ou estudar com você, baixar um aplicativo para facilitar a comunicação ou ainda buscar uma música para acompanhar a letra enquanto lê e repete a pronúncia. Filmes e séries também são aplicados a esse exemplo. 

Shadowing é o tempo em inglês que explica a ação de quando você escuta uma frase e a repete como forma de aprender pela repetição. Aprendizado focado em uma profissão ou área de conhecimento também é uma outra forma de começar: artigos, vídeos e podcasts podem lhe ajudar no início dos estudos.

Foque

Estipule prazo e nível que deseja alcançar em determinado período. Por exemplo, se em 6 meses você quer ouvir, ler conteúdos e poder elaborar frases no idioma específico, então estime esse tempo de um semestre para atingir e poder avançar de nível. O foco também vale para que você possa ter pílulas constantes de assimilação. Tenha o máximo de contato possível no idioma que você quer desenvolver e siga no caminho de evolução constante.


Existem ferramentas de aprendizado e metodologias que você pode aplicar à sua realidade para embarcar em um idioma que queira desenvolver. Sua carreira profissional se abrirá e você terá muitas oportunidades.

Comentários