Professor da UNINABUCO tem trabalho aprovado para Compós

Paulo Carvalho é do departamento de jornalismo da instituição e fez trabalho com crítica à supervalorização das neurociências
Assessoria de Comunicação Por: 24/04/2019 - 14:14
A imagem mostra a fachada da unidade
Professor da UNINABUCO tem trabalho aprovado para Compós

O professor do departamento de Jornalismo da UNINABUCO, Paulo Carvalho, teve um trabalho aprovado para apresentação no XXVIII Encontro da Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação), que acontecerá em Porto Alegre, no próximo mês de junho. Com temática que aborda a supervalorização das neurociências no dia a dia da sociedade e a consequente inflação dos diagnósticos no campo da saúde mental, o trabalho se debruçou sob a análise de imagens de ressonância magnética.

O trabalho teve como título “Fotografia e feminização do mundo: do ‘Momento feliz’ de Claerbout ao irrepresentável do gozo nas imagens de ressonância” e é um desdobramento da tese de doutorado do professor, defendida em 2017, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Tomei a obra ‘Happy moment’ do artista visual belga, David Claerbout, para discutir o diagnóstico a partir das imagens de ressonância magnética dentro do campo da saúde mental. Meu referencial teórico é a psicanálise de orientação lacaniana, especialmente aquela produzida no chamado Campo Freudiano”, explicou o professor Paulo Carvalho.

O trabalho aborda diagnósticos como síndrome do pânico, burn out, depressão pós-parto. “Para nossa pesquisa, o sofrimento é uma experiência singular e só pode ser acessado no um a um. Só o sujeito, tomado em sua singularidade, pode oferecer a significação para seu próprio sofrimento. Esse é um princípio da psicanálise, fazer-se um lugar de escuta do sofrimento de cada um. Veja, isso é muito diferente de apontar uma causa biológica para esse sofrimento e dizer que todos sofrem da mesma maneira”, comenta o professor.

Para o Coordenador do Curso de Jornalismo da UNINABUCO, Hildo Neto, a experiência de Paulo Carvalho pode inspirar os próprios alunos da instituição. “Enquanto Centro Universitário, é muito importante para a Uninabuco que as nossas produções científicas estejam em evidência nos principais eventos do País. O professor Paulo Carvalho é um grande pesquisador e incentiva que os alunos também sigam o mesmo caminho”, conclui o coordenador.