Pequenos empreendedores ganham cursos gratuitos na RMR

Temas como MEI e Receita x Despesas estão na programação dos minicursos promovidos pela UNINABUCO Paulista
Assessoria de Comunicação Por: Rayane Guimarães 09/01/2018 - 10:12 - Atualizado em: 09/01/2018 - 10:24
Imagem mostra pessoa fazendo palestra
Pequenos empreendedores ganham cursos gratuitos na RMR
Entre os dias 23 e 29 de janeiro, a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco do Paulista vai promover cursos de capacitação para pequenos empreendedores. As aulas fazem parte do Projeto Capacita, uma iniciativa que oferece qualificação profissional gratuita a toda sociedade. As inscrições devem ser feitas através do site. Os cursos acontecerão no bloco A da Instituição de Ensino Superior (IES).

São mais de 300 vagas distribuídas em cinco cursos, são eles: Gestão de custos como ferramenta estratégica, Receita x Despesas: aspectos societários e fiscais, uso da matemática no cotidiano, Microempreendedor Individual (MEI): o que precisa para se tornar um?, Reforma trabalhista e danos morais.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UNINABUCO, Letícia Melo, através da qualificação os empreendedores serão instruídos, na teoria e prática, como gerir os custos empresariais e entender os aspectos societários e fiscais que envolvem as receitas e despesas. “Para os empreendedores locais, essa é uma excelente oportunidade para conhecer ferramentas que podem aperfeiçoar seus processos internos, elevando o nível de gestão e maximização dos resultados”, comenta.

Ainda de acordo com a professora, os participantes terão a oportunidade de entender quais os benefícios e pré-requisitos para se formalizar como MEI. Cursos de qualificação vêm em um bom momento, onde a crise econômica fez crescer o chamado empreendedorismo por necessidade.

No município, houve um aumento de 14%, entre os anos de 2014 e 2016, de novas empresas (com até 3, 5 anos) criadas por necessidade. Hoje, tem um total de 13.421 microempreendedores individuais. Os números são de um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contemplam negócios registrados e empreendedores informais até dezembro de 2017.