Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


O Brasil realmente foi descoberto? 4 fatos dessa história que você deve conhecer

Por: 22/04/2023 - 08:00 - Atualizado em: 22/04/2023 - 10:05

Escrito por Thaynara Andrade

Não é difícil encontrar livros de história que relatam a chegada dos portugueses à nossa terra no ano de 1500 como sendo o “Descobrimento do Brasil”. Porém, o professor de história, Marco Aurélio, explica que isso não pode ser considerado verdade. 

“Esse termo "descobrimento " vai de uma análise do ponto de vista eurocêntrico. Vale salientar que os povos indígenas viviam no território nacional a vários anos, com características próprias”, esclarece o docente. 

De acordo com estudos arqueológicos esses povos nativos já estavam aqui milhares de anos antes da chegada dos portugueses. Algumas pesquisas indicam que a ocupação indígena já existia em terras brasileiras a pelo menos  12 mil, 14 mil anos.

4 fatos dessa história que você precisa conhecer

Agora que você já sabe que não houve “Descobrimento do Brasil”, mas sim uma invasão portuguesa, vamos conhecer quatro acontecimentos reais sobre esse período histórico. 

Confira os fatos listados pelo professor Marco:

  1. Portugal e Espanha dividem o Brasil

“O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, foi assinado antes do “descobrimento do Brasil”, e determinou como o território seria explorado pelos reinos de Portugal e Espanha”, esclarece. 

  2. Portugal é pioneiro nas navegações 

"Portugal foi pioneiro nas técnicas de navegação. Durante o início do Século XVI, o reino português tinha lucros significativos com o comércio das Especiarias retiradas das Índias, essas expedições navais são chamadas de Périplo Africano”, informa o professor. 

3. Pero Vaz de Caminha inicia as narrativas sobre a “Descoberta do Brasil”

“Pedro Álvares Cabral, trouxe em sua comitiva o Pero Vaz de Caminha, um escrivão que veio documentar a "descoberta" do Brasil, fato que fez com que a história da chegada dos portugueses fosse contada nesse viés”, esclarece. 

4. Não era só Portugal que desejava dominar o Brasil 

 

“Durante as primeiras décadas após o descobrimento, outras nações praticavam o Escambo com os Nativos, destaque para os Franceses que posteriormente irão fundar duas Colônias no Brasil, França Antártica, atual Rio de Janeiro e França Equinocial, atual São Luiz,” finaliza o professor. 

Venha conferir o curso de história da Unama! Clique no botão abaixo. 

Comentários