Por Henrique Nascimento
O cuidado com o corpo vai além da prática de exercícios, mas também contempla uma boa alimentação. Para orientar aqueles que desejam associar uma boa dieta à atividades físicas existe o profissional especializado em Nutrição Esportiva. Conheça a área e como trabalha um nutricionista esportivo.
O que é Nutrição Esportiva?
A Nutrição Esportiva é uma área especializada do ramo de Nutrição que, como o próprio nome já diz, busca orientar e cuidar da alimentação de pessoas que praticam atividades físicas. A depender dos objetivos pretendidos do paciente ao praticar exercícios (perder peso, ganhar massa, manter a forma física) o nutricionista trabalhará uma dieta que o ajude a alcançar o que deseja indicando quais suplementos alimentares podem ser consumidos.
Para trabalhar com Nutrição Esportiva é preciso ter especialização na referida área. A pós-graduação presencial em Nutrição Esportiva da Joaquim Nabuco tem duração de dezoito meses, sendo três deles dedicados para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.
O que é Nutrição Funcional?
As pessoas são diferentes e por conta disso apresentam diferentes metabolismos. A nutrição funcional, criada em 1990 pelo médico norte-americano Jeffrey Bland, busca trabalhar dietas específicas para cada paciente. Essas dietas consideram todos os sistemas do corpo, inclusive o psicológico. São avaliados sintomas, sinais, exames bioquímicos, por exemplo, para que seja desenvolvido o programa alimentar mais adequado.
Uma dieta funcional não é baseada em contagem de calorias ou pontos, ela se baseia nos alimentos que no organismo do paciente, apresentam benefícios. Durante a especialização em Nutrição Esportiva, a disciplina “Nutrição Funcional e estética no exercício físico” busca apresentar a ligação entre um programa alimentar desenvolvido especialmente para o um paciente com seu bem estar físico e estético.
Nutrição Esportiva somada a Nutrição Funcional
Uma Nutrição Esportiva Funcional busca considerar o metabolismo do atleta junto com a atividade física desempenhada por ele. Os objetivos da dieta podem ser melhora no desempenho, diminuição da fadiga, prevenção de processos inflamatórios, entre outros. Através de um exame de bioimpedância, exame que mede a composição corporal, é possível acompanhar com precisão os efeitos da dieta.
Onde um nutricionista esportivo pode trabalhar?
Um profissional especializado em Nutrição Esportiva pode trabalhar tanto com atletas profissionais como com qualquer outra pessoa que deseja ter um vida saudável e procura se exercitar. Com cada vez mais adeptos ao estilo de vida fitness a carreira em Nutrição Esportiva torna-se ainda mais promissora. Entre os lugares em que pode atuar estão as academias, agremiações, orientação individual de algum atleta ou ter seu próprio consultório.
Tem interesse em ser um nutricionista esportivo? Clique aqui e conheça a matriz curricular do curso!
Comentários