Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


No dia Nacional da Biblioteca, veja lista com as que você precisa conhecer

Elas possuem acervos raros e realizam projetos de incentivo à leitura desde a infância
Marcele Lima Por: 09/04/2019 - 15:01
No dia Nacional da Biblioteca, veja lista com as que você precisa conhecer/ Pixabay
No dia Nacional da Biblioteca, veja lista com as que você precisa conhecer/ Pixabay

Em 09 de abril de 1980, o decreto Nº 84.631, assinado pelo Presidente da República, João Figueiredo (1979-1985), tornava o período de 23 a 29 de outubro como a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A celebração serviu de inspiração para a criação do dia do Livro (em 29 de outubro) do bibliotecário (em 12 de março) e da Biblioteca (em 09 de abril). O objetivo principal é o incentivo à leitura e apreciação, cuidado e preservação das bibliotecas em todo Brasil.

Em alusão ao dia, listamos as bibliotecas que valem uma visita, caso esteja de passagem em algumas das cidades onde estão localizadas:

Biblioteca Nacional -  RJ

Com mais de dois séculos, é a décima maior biblioteca do mundo e a maior da América Latina.  Foi o primeiro instrumento cultural do Brasil. O acervo da Biblioteca Nacional do Rio tem mais de 9 milhões de publicações e itens, tendo a sua importância reconhecida pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O local conta com laboratórios de restauração e conservação de papel, oficina de encadernação, centro de microfilmagem, fotografia e digitalização.

Constantemente o acervo é ampliado pela Lei do Depósito Legal, que garante o registro e a guarda da produção intelectual, propicia a divulgação da bibliografia nacional com novas publicações e incentiva a preservação das línguas e culturas do Brasil. O acervo também recebe doações.

A Sede da BN está localizada na Av. Rio Branco, 219, Centro. A visitação é feita de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, para leitores e até as 17h para visita guiada e para as exposições. Já aos sábados, o local recebe os visitantes até às 14h.

Biblioteca Mário de Andrade - SP

A BMA é a primeira biblioteca pública da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1925, a partir do acervo da Câmara Municipal. Tem o segundo maior acervo documental e bibliográfico do Brasil. Constam no seu acervo mais de 3 milhões de títulos, de todas as áreas do conhecimento, que incluem manuscritos, gravuras, mapas e obras raras produzidas entre os séculos XV e XIX.

Em 2016, a Biblioteca Mário de Andrade passou a funcionar por 24h, sendo a primeiro da América Latina a oferecer este serviço. A disponibilidade de dia inteiro foi encerrada no ano seguinte. Atualmente, o espaço oferece visitação ao acervo e às exposições, diariamente das 08 às 20h, mas para o passeio guiado é preciso agendamento na página disponibilizada pelo BMA

Biblioteca Central da Universidade de Brasília - DF

O prédio da biblioteca da UNB possui cinco ambientes, e é considerado um dos maiores do Brasil, com 1,5 milhão de obras em seu acervo, entre livros, documentos e itens diversos. Os leitores encontram no local cabines fechadas, mesas para grupos de estudos, sala de informática e até mesmo cantina. Alunos da universidade podem levar os livros emprestados.

O espaço foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, mas funcionou antes no primeiro campus da UNB, dentro do Ministério da Saúde. O local funciona no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A - Asa Norte de segunda à sexta, das 7h às 23h45, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h45. As visitas orientadas podem ser agendadas através do email informacoes@bce.unb.br.

Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Pernambuco é um berço cultural e nada melhor do que uma grande biblioteca para fazer jus ao status cultural do estado. No ranking das maiores do Brasil, ela aparece no 11º lugar, com um acervo de mais de 600 mil itens, entre eles 270 mil livros e 370 mil periódicos; publicações raras do Brasil colônia e depois da fase imperial, além do período holandês, com registros de história, economia e outras classes.  

A BPEP realiza um trabalho de capacitar e incentivar profissionais de outras bibliotecas do estado colaborando com a organização de uma bibliografia local. Além disso, há uma agenda de atividades voltadas aos leitores, desde muito pequenos. No piso inferior do prédio, as crianças imergem no mundo de contos, histórias e teatros, além de apresentações artísticas e bate papo com escritores e ilustradores.

Ainda existe um local dedicado à acessibilidade. São obras em braille, que contêm mapas em relevo, gravadores e fones de ouvido, lupas e jogos adaptados, além de computadores com programas específicos para os deficientes visuais e impressora em braille, entre outros serviços. As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, das 08 às 18h. A biblioteca fica na João Lira, S/N - Santo Amaro, no centro da Cidade do Recife.

Biblioteca Engenheiro Vulpiano Cavalcanti de Araújo Filho - RN

Esta não é uma das maiores bibliotecas do mundo, mas é uma das mais importantes pela temática trabalhada por ela: O meio ambiente. O espaço possui um acervo de aproximadamente 4 mil exemplares, entre livros, relatórios, cds, dvds, literatura infanto-juvenil, obras em braille, entre outros. Fundada em 1986, a biblioteca tem o objetivo de disponibilizar informações que garantam o desenvolvimento científico e cultural de especialistas em meio ambiente, professores e estudantes. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h30, na rua Raimundo Chaves, 2000, Lagoa Nova, em Natal, Rio Grande do Norte.

Biblioteca Municipal Wilson Marques - PA

A biblioteca pública da cidade de Tomé-Açu, no Pará, a pouco mais de 100 km de Belém, é um dos espaços onde a população pode encontrar diversos itens à disposição da população.  A Biblioteca Municipal Wilson Marques, em Tomé-Açu, foi a primeira colocada em uma premiação recente da ONG Recode, que voltada ao empoderamento digital e transformação social, por desenvolver projetos de incentivo ao desenvolvimento e interação da comunidade.

O espaço atua na cidade há 40 anos e criou uma programação chamada de “Projeto Biblioagrorural”, voltado para o pequeno produtor, com ciclo de palestras sobre agricultura sustentável, além de promoverem visitação à biblioteca e a oferta de cursos de informática. Como prêmio, os representantes ganharam uma viagem para Colômbia, para imersão em bibliotecas públicas bem sucedidas naquele país.  

A  Wilson Marques funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 21:30h, na  Avenida Primeiro de Setembro, 154-202, em Tomé Açu. 

Comentários