Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Kipupa Nabuco será realizado no dia 16 de maio

Evento visa identificar e combater o racismo institucional
Assessoria de Comunicação Por: Ariana Catunda 08/05/2017 - 10:55 - Atualizado em: 18/05/2017 - 09:46
Imagem mostra uma mão negra e uma mão branca entrelaçadas
A palavra kipupa significa união, agregação de pessoas
A fim de traçar estratégias para identificar e reduzir as práticas de racismo na sociedade e nas instituições, a Faculdade Joaquim Nabuco, unidade Recife, realizará o Kipupa Nabuco. O evento, que foca também na história e cultura africana e afro-brasileira, ocorrerá no dia 16 de maio, a partir das 18h, no Auditório do Edifício Sede da Instituição. A atividade é ligada ao curso de graduação em Pedagogia e disponibilizará 120 vagas.
 
De acordo com o professor Francisco Alexandrino, organizador e mediador do evento, a palavra kipupa significa união, agregação de pessoas. Para ele, este conceito está diretamente ligado à realização da ação. “O evento só é possível pela integração de pessoas interessadas em empoderar-se sobre questões étnico-raciais a partir de uma perspectiva dos estudos interseccionais, quando relacionamos etnia, classe e gênero”, explica.
 
Na abertura do cronograma está prevista as palestras “Fijubá: aprendendo a respeitar”, ministrada pelo professor Chiquinho de Assis; “Racismo Institucional: como combater?”, com a Capitã da PM Lúcia Helena, “Experiências de combate ao racismo institucional na rua e nos palcos”, apresentada por Fabiano Santos Silva, presidente do Afoxé Alafin Oyó e presidente da União dos Afoxés de Pernambuco (UAP).  
 
Para participar, os interessados devem doar 1 kg de alimento não-perecível e se inscrever na assessoria de coordenação, localizada no 1º andar da unidade. No dia do evento, caso ainda existam vagas, as inscrições serão estendidas ao público externo, das 18h às 19h, no corredor ao lado do auditório. A NABUCO Recife fica na Avenida Guararapes, 233 – Santo Antônio.
 
Confira a programação:
 
19h - Abertura do Evento Kipupa
19h10 - Fijubá: aprendendo a respeitar
19h40 - Racismo Institucional: como combater?
20h20 - Experiências de combate ao racismo institucional na rua e nos palcos
21h – Momento dedicado a perguntas e respostas da plateia
 
SERVIÇO:
Kipupa Nabuco
Data: 16/05/17
Horário: A partir das 18h
Inscrições: Doação de 1kg de alimento não perecível - Na assessoria de coordenação, localizada no 1º andar da unidade.
Local: Auditório do Edifício Sede da NABUCO Recife
Endereço: Avenida Guararapes, 233 – Santo Antônio
 
Confira, abaixo, as imagens do evento:
Galeria: 
O público lotou a sala 002 para conferir as palestras do Kipupa NabucoProf. Leonardo Estevam, diretor da Faculdade Joaquim Nabuco - RecifePlateia atenta ao conteúdo do eventoProf.Francisco Alexandrino - idealizador e produtor do Kipupa NabucoProf. Belkiss Gulard, coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em PedagogiaProf. Chiquinho de Assis, educador social e pesquisador dos povos tradicionais de Pernambuco

Comentários