Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Investimento em responsabilidade socioambiental, fator fator fundamental para o sucesso nas empresas

Jânyo Diniz – Presidente do grupo Ser Educacional
Assessoria de Comunicação Por: 03/03/2022 - 09:07
Jânyo Diniz – Presidente do grupo Ser Educacional
Enchentes, temporais, ondas de calor e mais uma variação de efeitos climáticos que afetam diretamente a economia e o desenvolvimento social. Essas são imagens recentes que temos visto em todo o mundo e que são cada vez mais debatidas em encontros em prol do desenvolvimento boas práticas empresariais que se preocupam com critérios ambientais, sociais e parâmetros de excelente governança corporativa, mais conhecido como ESG. 
 
Atualmente, investir em boas empresas é algo que vai além dos múltiplos mais comuns apresentados publicamente, como vendas, clientes, lucros, receitas e das dívidas. As atenções de investidores de todo o mundo ao escolher bons investimentos estão mudando rapidamente e uma dessas exigências é a questão das boas práticas de sustentabilidade, sociais e de governança. Os investidores estão exigindo conselhos que supervisionem ativamente os esforços e exigindo melhor divulgação além de maior atenção da administração à tópicos do ESG. 
 
Um levantamento recente da PwC mostrou que atitudes de sustentabilidade, social e ambiental, das companhias com ações em bolsa são decisivas para os principais investidores do mundo. Outro estudo, dessa vez da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), de outubro de 2021, apontou que 95% das empresas brasileiras consideram o tema ESG como prioridade em suas agendas corporativas.  
 
Apesar do protagonismo que a agenda ESG tem ganhado, adotar seus critérios ainda é um desafio para a maioria das empresas uma vez que envolve pontos como a preocupação com as mudanças climáticas; compromisso com a redução de emissões de gases de efeito estufa; adoção de iniciativas para evitar o esgotamento de recursos naturais, especialmente os hídricos; respeito ao bem-estar dos colaboradores e busca pelas melhores condições de trabalho; combate à escravidão e ao trabalho infantil; adoção de ações que incentivem a diversidade no quadro de colaboradores da organização; práticas anticorrupção; transparência dos processos; auditorias frequentes; e tantos outros itens que necessitam de investimento e mudanças internas que nem sempre as empresas conseguem viabilizar a curto prazo.  
 
Entretanto, os benefícios da adoção de uma agenda ESG, a médio e longo prazo, incluem o maior controle organizacional, um maior poder de atração de investimentos, a retenção de talentos e o fortalecimento da marca. Pontos necessários para manutenção de qualquer empresa.  
 
Enquanto empresa socialmente responsável, o Ser Educacional, por exemplo, tem investido em tecnologias como a usina solar recém-inaugurada na cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco. Pensando na redução de custos com energia elétrica e na sustentabilidade, o Grupo investiu cerca de R$ 4,5 milhões nas instalações que irão produzir 2,3 GWh de energia 100% renovável ao ano, com redução da emissão de aproximadamente 600 ton de CO2 ano. A usina vai alimentar todas as unidades de baixa tensão da Companhia localizadas em Pernambuco, além de algumas de alta tensão que ainda não estão no Mercado Livre de Energia. Além disso, a orientação do grupo é que toda a energia comprada no mercado livre seja oriunda de fontes renováveis. 
 
Vale lembrar que não são apenas as empresas que estão mais focadas nos investimentos ESG. A participação da sociedade tem sido crescente nessa mudança de perfil e fica mais clara com a decisão “mais consciente” dos consumidores em onde alocar os seus recursos financeiros. As novas gerações estão, cada vez mais, integradas e inseridas nas questões sociais e ambientais não apenas para buscar, incentivar e consumir de empresas ‘responsáveis’, mas também pela preocupação em alinhar seus investimentos aos seus valores pessoais.  
 
Adotar políticas corporativas em acordo com um futuro mais igualitário e sustentável é um caminho sem volta. Em um momento que falamos tanto do aprendizado e do mundo pós-pandemia, as exigências serão ainda maiores e um fator decisivo de sucesso para investidores e clientes. 

Comentários