Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Gestão Financeira: conheça as 5 principais funções da área

O gestor financeiro é um profissional indispensável para as empresas. Sua atuação é vasta e essencial. Entenda o porquê!
Por: 10/11/2017 - 17:50 - Atualizado em: 10/11/2017 - 17:52
O Gestor de Negócios vai gerenciar, além dos aspectos econômicos, outros partes da empresa. Foto: Freepik
O Gestor de Negócios vai gerenciar, além dos aspectos econômicos, outros partes da empresa. Foto: Freepik

Por: Henrique Nascimento

 

A área de Gestão Financeira é um setor de suporte do departamento financeiro. O curso na área busca formar gestores, principalmente, para atuar em pequenas e médias empresas, embora também esteja capacitado para trabalhar em empresa de grande portes. Em sua área, o profissional formado em Gestão Financeira pode assumir diferentes funções. Por isso separamos 5 delas e explicamos a forma de atuação em cada uma. Confira!

5 principais funções:

1. Consultor Financeiro

Um consultor financeiro atua fazendo um mapeamento de como estão as finanças da empresa. Jessé Barbosa, coordenador do curso de Gestão Financeira da UNINABUCO, explica que o consultor é importante na empresa porque “muitas vezes o empreendedor ele sabe do seu serviço, do seu produto, sabe exatamente o que é que ele vende, mas ele acredita que tudo que entra é lucro”.

É nesse momento que o entra o profissional de gestão financeira que presta consultoria, ele vai orientar o empreendedor a respeito de que parte da renda que entra na empresa é destinada para reinvestimento, capital de giro, pagamento à fornecedores, clientes e demais despesas. Para que, finalizando todos esses pagamentos, a empresa venha realmente perceber o que o lucro.

2. Analista do Mercado Financeiro

No mercado financeiro, o analista é responsável por identificar oportunidades de investimentos. Sejam elas bolsa de valores, investimento em ações, tesouros diretos ou compra de aquisições.

3. Auditor

Trabalhar com a auditoria da empresa é verificar todas as questões que devem estar legalizadas perante órgãos públicos. Principalmente, ressalta Jessé, a parte dos impostos, “se a empresa está cumprindo o seu papel no pagamento obrigatório dos impostos e se a ela está efetivamente cumprindo o plano diretor promulgado pela presidência da empresa ou pelo conselho da empresa”. O auditor fará o acompanhamento de perto para que não haja desvio do que é considerado como padrão para a organização.

4. Controlador

“Controladoria é fazer o que o próprio nome etimologicamente fala: controle. O controlador faz um acompanhamento dos processos, se eles estão sendo cumpridos ou não e propõe ações de melhoria. Não existe um procedimento padrão, a controladoria é responsável por criar esse procedimento também”, explica Jessé Barbosa. O coordenador ainda aponta que a controladoria está relacionado com a auditoria, as duas áreas andam juntas.

5. Gestor de negócios

Como Gestor de Negócios o profissional formado em Gestão Financeira vai gerenciar, além dos aspectos econômicos, outros partes da empresa. Identificando aquilo que efetivamente é importante para a organização. Jessé destaca que é atribuição desse gestor perceber, entre outras coisas, se é possível a filiação com outras empresas, a compra de outras empresas, como o produto está posicionado no mercado e como o ele é aceito. A partir disso, ele desenvolverá os atos de sua gestão.

Como se tornar um gestor financeiro?

Para atuar como Gestor Financeiro o profissional precisa ser formado no Curso Superior Tecnólogo (CST) em Gestão Financeira. A graduação na área pela UNINABUCO pode ser feita tanto de forma presencial quanto EAD. Ao fim das aulas, o aluno recebe a titulação de Tecnólogo em Gestão Financeira.

 

Quer ser um Gestor Financeiro? Conheça o curso da UNINABUCO!

 

Comentários