Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Gestão de pessoas e as mudanças no mundo pós-pandemia

Habilidades comportamentais, que estavam aos poucos sendo observadas pelos recrutadores, passaram a ter destaque para esse novo mundo.
Por: 28/06/2022 - 16:27
Pessoas com punho cerrado e materiais de escritório sobre uma mesa. Crédito: Pixabay
Pessoas com punho cerrado e materiais de escritório sobre uma mesa. Crédito: Pixabay

Escrito por Maya Santos

Você já notou que estamos vivendo mudanças estruturais expressivas nesse novo momento pós-pandêmico, né? Não seria diferente no setor de Gestão de Pessoas, que, atualmente, observa muito além da formação técnica para contratação em determinado cargo. Assim, habilidades comportamentais, que estavam aos poucos sendo observadas pelos recrutadores, passaram a ter destaque para esse novo mundo.  

 

“As pessoas estão precisando se adaptar e tão verificando que o trabalho não será o mesmo a partir do processo pandêmico. Existe uma nova ordem estrutural organizacional, na qual os profissionais estão sendo exigidos, principalmente, de uma flexibilidade, capacidade de adaptabilidade do profissional nesse novo cenário, nova perspectiva de um mundo virtual”, afirmou o psicólogo e Headhunter Cleyson Monteiro.

 

Para entender melhor as tendências desse mercado, Cleyson, que também é professor no Ser Educacional, elencou os principais pontos de atenção para sair na frente quanto às mudanças observadas no setor de gestão de pessoas. Veja a seguir:

 

FLEXIBILIDADE

Um estudo feito pelo ISE Business School, afirma que 80% dos executivos estão satisfeitos com o novo modelo de trabalho, o remoto. É possível notar que a realidade do “home office” segue mantida em várias empresas mesmo após o momento mais crítico da pandemia. No entanto, apenas 10% dos trabalhadores ativos trabalham em home office, segundo dados de setembro de 2020 da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

 

PLATAFORMA ANÁLISE E ENGAJAMENTO

Com a mudança da gestão presencial para a remota ou híbrida, as formas de análise e engajamento das equipes também mudam. Com isso, é necessário que os gestores exercitem a criatividade para alcançar esses colaboradores. Isso significa que novas dinâmicas colaborativas, estratégias de gamificação e recompensa, alternativas de integração entre os times remotamente e outros. A melhor parte é que a internet dispõe de diversas plataformas on-line que podem auxiliar nesse processo!


 

PROFISSIONAIS MULTIFUNCIONAIS

Ter a capacidade de resolver problemas e ter habilidades comportamentais são características que, mais do que nunca, devem estar alinhadas com a expectativa da empresa. São profissionais multifuncionais que acabam se destacando no mercado e são esses que acabam desenvolvendo melhor a capacidade de gerir melhor seu tempo, as eventualidades e trazer avanços significativos para a empresa, sobretudo em posição de liderança. 


 

RESPEITO À SUBJETIVIDADE E SAÚDE MENTAL

Entender a importância da comunicação é um ponto crucial entre líderes e liderados, ainda mais quando a forma de mantê-la funcionando muda de forma tão rápida como foi em decorrência da pandemia. Nesse sentido, o entendimento de questões legais e jurídicas que envolvem as relações de trabalho são fundamentais para evitar desgaste de ambas as partes e não comprometer o engajamento. Também a maior zelo pela saúde mental, pois sua produtividade e alegria também estão ligadas ao suporte físico e emocional no ambiente de trabalho. 



 

INVESTIMENTO TECNOLÓGICO

A pandemia acelerou alguns processos que estavam engatinhando, principalmente com a mudança de atividades realizadas presencialmente para o mundo virtual. Por isso, investir em hardwares e softwares tem sido algo indispensável para as empresas, visto que muitas delas já existem apenas na web. As empresas seguem essa tendência e já estão atualizando suas estratégias e investindo na transformação digital para seus negócios. Com o setor de gestão de pessoas também entra nessa lógica, principalmente com uso de ferramentas de comunicação, capacitação, desempenho e desenvolvimento.


 

Além dessas tendências, segundo o especialista em carreiras Cleyson Monteiro, algumas atitudes seguem firmes no que se propõe às capacidades requeridas para se manter vivida no setor, como manter bons relacionamentos e ter comprometimento com o que se propõe fazer. Gosta da gestão de pessoas? Conheça o curso da UNINABUCO digital!

 

Comentários