Evento em Paulista discute o autoexame e identificação precoce do câncer de mama

O encontro acontece na UNINABUCO e faz parte da campanha Outubro Rosa
Assessoria de Comunicação Por: 23/10/2018 - 18:34 - Atualizado em: 24/10/2018 - 11:46
Imagem mostra mulher fazendo autoexame da mama
Atividade gratuita acontece nesta quinta-feira(25)

Por: Diego Santos

Na próxima quinta-feira, (25), a UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Paulista, realizará, em alusão a campanha Outubro Rosa, palestra sobre a “Necessidade do autoexame na identificação precoce do câncer de mama”. O encontro vai acontecer no auditório do bloco A da Instituição, das 17h30 às 19h. A inscrição para o evento é gratuita, devendo o participante realizar a doação de um 1kg de alimento não perecível. Além disso, é sugerido usar uma peça de roupa de cor rosa, para homenagear a campanha.

A palestra tem a finalidade de chamar atenção para a conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O evento irá discorrer mais sobre a doença, os modos de prevenção, tratamento e ainda vai tirar dúvidas do público presente. O evento contará com a participação de Eduarda Farias, doutoranda em Desenvolvimento e Inovação de Medicamentos; Tábatha Bezerra, Mestranda em Psicologia da Saúde; e Angélica Cristina, que é funcionária da UNINABUCO Paulista e sofreu com os transtornos de um câncer e teve de fazer uma retirada total de sua mama.

Para a vice-reitora da unidade Paulista, Tatiane Souza, é necessário incentivar a população na conscientização do câncer de mama. “A UNINABUCO toma um papel de responsabilidade social em colocar em pauta temas necessários para a discussão. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte. Neste ano, foram estimados 59.700 casos novos, que representam uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100.000 mulheres. A prevenção e tratamento adequados é essencial para uma rápida recuperação. Por isso a importância de debater esses problemas na instituição”, afirmou.