Estudantes participam de curso em museu

Alunos de História da Faculdade Joaquim Nabuco aprenderam mais sobre a função educativa em museus e os seus diálogos com a História
Assessoria de Comunicação Por: Melissa Fernandes 04/05/2017 - 13:58
Imagem mostra placa de entrada do museu

A Faculdade Joaquim Nabuco, unidade São Lourenço da Mata, por meio da coordenação do curso de História, levou os estudantes da graduação para participarem de um curso sobre a função educativa nos museus. A atividade aconteceu no dia 29 de abril e teve o objetivo de compreender a importância da educação patrimonial, bem como, refletir sobre a potencialidade do Museu da Cidade do Recife para o desenvolvimento de atividades destinadas ao ensino de História.

Na ocasião, a professora Grasiela Florêncio, da Faculdade Joaquim Nabuco, e Sandro Vasconcelos, responsável no Museu do Recife pelo Núcleo de Pesquisas José Antonio Gonsalves de Mello, apresentaram aos alunos a exposição cuja temática é a Revolução de 1817 e o cotidiano da cidade do Recife nos Oitocentos.

A Exposição é composta por cinco momentos temáticos: as lideranças da Revolução, ideias e ideologias da Revolução, o cotidiano da cidade pela ótica de Tollenare e as representações da “cidade negra” nas telas de Jean-Baptiste Debret, os mártires da Revolução e o prelo, e, por fim, as bandeiras da Revolução.

Esta foi uma atividade de enriquecimento sobre a História da Revolução de 1817 para os estudantes da NABUCO. “O momento foi oportuno para que os discentes percebessem a potencialidade do museu para o desenvolvimento de atividades educativas, tanto para a área de História, quanto para a área de Arte e Educação Patrimonial”, afirmou a docente Grasiela Florêncio.