Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Empreendedorismo digital: coloque seu negócio na web

São três passos simples que podem marcar sua presença no ambiente digital
Por: 04/05/2022 - 15:25
Pexels
Pexels

Escrito por: Maya Santos

Você já deve ter escutado a famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”, ou seja, o empreendimento que não está na web pode passar despercebido. E nós não queremos que isso aconteça com o seu negócio. 

Pensando sobre isso, trouxemos alguns questionamentos: Você sabe o que é empreendedorismo digital? Presença na web? Macetes para captar clientes no ambiente digital? E agora você está se perguntando: “o que esses assuntos têm a ver com sua graduação?” Calma lá, vamos te explicar é só continuar a leitura. 

Hoje em dia é comum empresas nascendo e se fortalecendo no âmbito digital. Para muitos a redução de custos com local e flexibilidade é uma dos fatores que podem motivar os empreendedores a levar seu negócio para o on-line, justamente por ser uma tendência do comportamento do consumidor, que nos últimos dois anos aumentou consideravelmente devido a pandemia da Covid-19. 

Mas, você sabe quais os macetes para deixar seu web negócio no grau?

Conversamos com Diogo de Abreu, Gerente de Marketing Digital do Grupo Ser Educacional, e trouxemos dicas para ter o seu negócio presente e ativo na internet e te fazer conquistar muitos clientes por esses canais. Veja a seguir:

PASSO 1 – ESTEJA PRESENTE NO AMBIENTE ONLINE

Para você ter uma presença on-line não necessariamente precisará ter um site ou contratar uma agência ou profissional para lhe auxiliar. Temos disponíveis diversas redes sociais que conversam com variados nichos e que podem te colocar presente na web. A dica é criar um perfil do seu negócio no Instagram e Google meu negócio. 

INSTAGRAM

Por ser um canal amplamente utilizado e que poderá ser uma excelente vitrine para seu produto e/ou serviço, além disso também permite relacionamento e interação com o seu público. 

GOOGLE

Já no Google meu negócio vai te colocar disponível e com uma excelente presença no maior buscador do mercado e de forma gratuita. Essa ferramenta é um grande aliado para negócios com locais físicos, por permitir que você apareça até nos recursos de mapa. 

PASSO 2 – GERE DEMANDA PARA O SEU PRODUTO 

Use os seus perfis nas redes sociais para apresentar seu produto e aproximar seu cliente em potencial ao seu negócio. Para isso, produza conteúdo de valor que faça essa conexão.

Vamos aos exemplos:

Uma maquiadora tem seu negócio no Instagram, mas para além da venda do seu serviço, ela pode demonstrar que tem conhecimento sobre as ferramentas de trabalho e domínio sobre sua área produz um conteúdo de valor, ou seja um conteúdo rico em informações de qualidade.

Esse conteúdo seria: “3 dicas para limpar seus pincéis de maquiagem de forma simples e barata”, por exemplo. Como resultado, além do engajamento e fazendo uma abordagem adequada, os números de seguidores podem virar clientes. 

PASSO 3 – ESTEJA DISPONÍVEL PARA ATENDER E INTERAGIR COM SEU CLIENTE

Tenha uma conta de Whatsapp Business para atender seus clientes e deixe seus contatos disponíveis em todos os locais. Nas redes sociais converse com seus clientes e se mostre disponível para tirar qualquer dúvida. Essa frequência de contato e qualidade em atendimento fideliza o cliente e chama novos clientes em potencial, pelo famoso marketing do “boca a boca”. 

Se você já faz esses passos e quer evoluir ainda mais segue as dicas de ouro para evoluir no e-commerce:

  • Investir em mídia paga, que são aqueles posts patrocinados que aparecem na timeline dos usuários do Instagram;

  • Ter presença em outras redes sociais, desde que façam sentido para seu nicho de negócio;

  • Pensar em ações com e-mail marketing;

  • Produzir conteúdos mais robustos.

Já deu pra entender que o mundo digital tem infinitas possibilidades e certamente poderá lhe ajudar a vender mais, não é?! Quer saber de forma mais aprofundada como fazer tudo isso? Matricule-se nos cursos de graduação de Áreas Criativa, Carreiras em Tecnologia, Design ou Comunicação disponíveis na Uninabuco.Digital (https://graduacao.uninabuco.digital/). Faça seu futuro empreendimento se destacar!

Comentários