Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


É possível fazer especialização em uma área “diferente” da formação original? Confira!

As “derivações de formação profissional” são vantajosas para os profissionais, afirmou o economista Lamartine Monteiro
Por: 12/07/2022 - 10:22
Habilidades podem ser desenvolvidas em uma área diferente da formação original Foto: Pexels

Escrito por Maya Santos

 

Continuar estudando é extremamente importante para qualquer área de atuação profissional. Para as pessoas que já realizaram uma graduação, se atualizar e até mesmo se especializar é torna-se uma profissional ainda mais desejado pelo mercado. 

 

Mas, se você for formado em alguma área de comunicação e decidir se especializar em uma área diferente da atual, será possível? Continue lendo e descubra as possibilidades de cursar uma pós-graduação na Uninabuco. 

 

Diferente de uma formação, a especialização é um curso de pós-graduação que informa, atualiza e capacita o profissional que está no mercado de trabalho. Esse é o momento de você desenvolver habilidades técnicas relacionadas a um tema específico em um período de duração mais curto, em média dois anos. 

 

Esse momento de afunilar os conhecimentos e se tornar um especialista em determinado assunto, geralmente, ocorre dentro do mesmo universo da graduação, como uma estudante de enfermagem que após a graduação deseja se especializar em instrumentos e assim ter uma nova habilidade atrelada a sua função de origem. 

 

No entanto, algumas pessoas podem pensar seu futuro de forma diferente, como uma pessoa formada em jornalismo que decidiu fazer uma especialização em administração, por exemplo. 

 

"Chamamos de derivação de formação profissional. Tem haver com a vocação profissional do estudante, que pode se encontrar em outra profissão diferente da escolha original ou na demanda existente em seu atual trabalho. Fez administração, mas trabalha no judiciário, daí passa a fazer direito”, afirmou o economista Lamartine Monteiro, professor de Economia e Mercado Global, Financeiro e de Capitais e Teoria da Administração na Uninabuco.

 

As “derivações de formação profissionais” são vantajosas para os profissionais, pois agregam conhecimento, qualificam habilidades conectadas à sua vocação e ainda destacam a autoridade e sua visão profissional.  Por outro lado, o professor e economista Lamartine explica que é necessário cuidado.  “Se for uma mudança radical de área, se faz necessário refletir se há identificação e se adaptaria tranquilamente. Porém, é possível que um jornalista seja um exímio administrador. É bom lembrar que dentro de uma redação de jornal, por exemplo, é necessário existir uma gestão”, alertou Monteiro, que também é mestre em Administração, Comunicação Rural e Economia.

 

Já imaginou o quanto você pode explorar seu potencial para surpreender o mercado de trabalho? Então, não perca tempo e venha conhecer os cursos de pós-graduação da Uninabuco Digital. Acesse o nosso site e matricule-se

 

Comentários