Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Internacional do Poeta: autores que você precisa conhecer

Entre frases e versos, esses escritores fizeram história
Thayná Aguiar Por: 02/10/2020 - 14:55
Palavras, frases, rimas, emoções e sentimentos. É nesse conjunto de tantos elementos que um poeta se encontra. Transformar ideias e sensações em texto é o principal feito do seu trabalho. No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Internacional do Poeta. A data é apenas uma entre tantas que marcam as homenagens ao gênero e aos seus criadores.Não se tem, ao certo, o registro do primeiro poeta, mas sabe-se que eles existem desde a antiguidade e dos mais variados lugares do mundo. Como forma de celebrar esta data tão importante para a cultura mundial, separamos alguns poetas brasileiros, internacionais e trechos que você precisa conhecer! Confira.
 
Carlos Drummond de Andrade
 
Destaque da segunda geração modernista, Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Mineiro, nasceu em 1902 e morreu em 1987. O artista também ficou conhecido por suas crônicas e contos.
 
O mundo é grande
 
O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar.
 
Clarice Lispector 
 
Embora tenha nascido na Ucrânia, a escritora e jornalista acabou chegando ao Brasil ainda criança. Passou um período em Maceió, Alagoas. Foi para Recife, onde ficou até se mudar para o Rio de Janeiro. Dona de romances, contos e ensaios, é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX.
 
O sonho
 
Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer. (trecho)
 
John Milton
 
Nascido em Londres, John Milton foi um poeta e funcionário público, servindo como Secretário de Línguas Estrangeiras. O escritor é conhecido pelo seu poema Paraíso Perdido, de 1667.
 
Paraíso Perdido
 
Oh! que vergonha para a estirpe humana! Firme concórdia reina entre os demônios: E os homens, na esperança de alcançarem A ventura do Céu, vivem discordes, A racional essência desmentindo! (trecho)
 
Anna Akhmatova
 
Uma das maiores poetas russas do século XX, Anna Akhmatova, além de escritora, trabalhou como crítica literária e tradutora. Suas poesias ficaram marcadas por expor a dificuldade de escrever no período stalinista. Seu poema mais marcante foi "Réquiem". 
 
Sentia-me sem forças, gelada,
mas os meus passos eram leves.
Na mão direita tinha a luva
da mão esquerda, ao partir.
Eram realmente tantos degraus?
Eu sabia que eram só três! (trecho)
 
 

 

Comentários