Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Dia Internacional do Orgulho LGBT

Por: Katarina Bandeira 28/06/2018 - 11:43

O Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Travestis), celebrado no dia 28 de junho, traz consigo muitas marcas de luta por respeito, aceitação e visibilidade. Apesar de, nos últimos anos, os números relacionados à violência contra homossexuais no Brasil crescerem a níveis expressivos, o aumento de personalidades que defendem a bandeira da comunidade também tem aumentado. Na mídia, famosos chamam atenção para a representatividade da comunidade LGBT, com diferentes expressões artísticas, colocando sua identidade nos holofotes, fortalecendo a luta de tantos com a palavra que mais os define: orgulho. Para conhecê-los, separamos cinco personalidades que fazem parte da comunidade abertamente. Confira!

Daniela Mercury

A cantora virou referência em direitos LGBT ao falar abertamente sobre sua sexualidade, além de, em suas entrevistas, levantar pautas relacionadas a criminalização da homofobia e representatividade LGBT no cenário político. Casada desde 2013 com a jornalista Malu Verçosa, Daniela também protagonizou, ao lado de Ricky Martin, uma campanha da ONU por direitos igualitários chamada Free e Equal (livre e igual).

Liniker

Negra, gay, periférica e dona de uma voz poderosíssima. A cantora Liniker chamou atenção tanto por seu trabalho, quanto por seu visual livre de estereótipos. Recentemente participou de um clipe do cantor Johnny Hooker, em que chamava a atenção da violência contra homossexuais. A canção “Flutua” trazia, entre seus versos fortes, a frase: “Ninguém vai poder, querer nos dizer como amar”, que fortalece ainda mais a ideia de que amar, seja quem for, não é vergonha.

Silva

Com uma voz doce e suave, o cantor Silva não esconde de ninguém sua bissexualidade. Em suas músicas ele exalta um amor romântico que pode ser livremente interpretado, assim como são os romances de quem se apaixona independente do gênero. É importante lembrar que identidade de gênero e orientação sexual são coisas totalmente distintas e que ser bissexual nada tem a ver com indecisão a respeito da própria sexualidade. Ter relações com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto não as faz menos atuantes na luta LGBT.

Laerte Coutinho

Cartunista, transseuxal e cofundadora da ABRAT – Associação Brasileira de Transgêneras, Laerte é uma das maiores referências do país quando se fala de gênero. Em 2010, em uma busca pela aceitação da própria identidade, passou  a se vestir com roupas femininas publicamente, causando um furor midiático, mas chamando atenção para que as questões de gênero fossem vistas de uma forma mais natural. Seu trabalho é um dos mais reconhecidos do Brasil e suas opiniões podem ser vistas em suas tiras, publicadas em grandes periódicos nacionais.

Rogéria

Atriz, cantora, maquiadora, travesti. Rogéria (1943 - 2017), fez história na televisão brasileira, não somente por ser uma travesti atuando em uma das maiores emissoras do país, mas também por ser a única a ganhar um papel em que interpretava uma mulher cis (que se identifica com o próprio gênero), mãe e avó. Participou de peças de teatro, novelas, programas de humor e, em 2016, lançou sua biografia: Rogéria – Uma mulher e mais um pouco, de Marcio Paschoa.

 

Gostou da nossa lista? Diga outros famosos que você conhece que lutam pela causa LGBT!

 

Comentários