Dia do Economista: onde pode trabalhar sendo cientista econômico?

Confira as possibilidades dessa profissão
Por: Elaine Guimarães 13/08/2020 - 13:12 - Atualizado em: 13/08/2020 - 13:14

Muito além dos cálculos matemáticos, o economista é um profissional importante e conta com diversas possibilidades de atuação. Perspicaz nas análises e identificação de problemas econômicos, a profissão traça estratégias para salvar empresas públicas e privadas de uma cilada financeira.

Entretanto, alguns estudantes de ciências econômicas desconhecem o campo de atuação ou o reduzem ao mercado financeiro. “É muito comum ouvir dúvidas de estudantes da graduação a respeito das possibilidades que a formação possui. A grande maioria não sabe onde atuar e com o que podem trabalhar. Ainda tem gente que acha que vai trabalhar apenas na Bolsa de Valores”, comenta o professor Carlos Bianchi.

O docente lista as áreas de atuação que um cientista econômico pode executar as habilidades adquiridas durante a formação acadêmica . Confira:

Setor privado

No setor privado, o economista pode atuar em organizações financeiras como bancos, tradicionais e de investimentos, bolsa de valores, exercer a função de gestor de recursos. Além disso, também pode prestar consultoria financeira”, explica Bianchi.

Setor público

“Neste setor, esse profissional pode trabalhar em prefeituras, sede de governos estaduais e federal. Nesses lugares, o cientista econômico vai auxiliar na questão dos gastos do poder público que irá implicar no sucesso da gestão dos mesmos”.

Docência

“Dentre as possibilidades que a profissão dá, temos a sala de aula. Esse campo nem sempre é cogitado por quem inicia a graduação. Mas, é uma ótima área de atuação. Para quem almeja a docência é necessário investir na trajetória acadêmica, ou seja, mestrado e doutorado”, aponta o professor.

Remuneração

Carlos Bianchi ressalta que a categoria não dispõe de piso salarial nacional. Logo, a remuneração varia de acordo com o Estado. “O economista possui uma média salarial entre R$3 mil e R$ 8mil. Isso não é regra. Esses valores não são fixos e, em alguns setores, o cientista econômico pode ter um salário de, aproximadamente, R$ 40 mil”, esclarece.

Se interessou pelo assunto? Confere os cursos da UNAMA!