Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça o trabalho do profissional de MBA em Gestão de Pessoas

Segundo especialista, todas as empresas precisam de um profissional especializado para gerir o capital intelectual
Por: 12/01/2018 - 10:09 - Atualizado em: 12/01/2018 - 10:11
Segundo especialista, todas as empresas precisam de um profissional especializado para gerir o capital intelectual
Segundo especialista, todas as empresas precisam de um profissional especializado para gerir o capital intelectual

Por Rafaella Sabino

Valorizar o relacionamento interpessoal, trabalhar a motivação no ambiente de trabalho, planejar carreiras, ser a ponte entre os trabalhadores e os diretores de uma empresa, avaliar desempenhos e dar feedbacks. Essas são apenas algumas das funções do profissional formado em MBA de Gestão de Pessoas. Embora a área tenha destaque no mercado, ainda é motivo de dúvidas entre muitos que buscam uma qualificação profissional. Pensando nisso, convidamos a gestora de pessoas e professora na UNINABUCO, Selma Barboza, para esclarecer acerca dos principais questionamentos desse assunto. Confira!

O que é MBA?

Master Business Administration ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. O MBA é uma especialização em nível de pós graduação, oferecido na modalidade Lato Senso, que aborda na prática determinado nicho de mercado. É realizado por quem deseja aprimorar conhecimentos de administração e ter uma visão mais profunda das organizações. Geralmente é procurado por empresários, executivos e gestores. Para se candidatar, é recomendável ter algum tempo de mercado e ser fluente em inglês. O curso tem duração que varia de um a dois anos.

Entenda o que faz um MBA em Gestão de Pessoas

Já se foi o tempo em que as máquinas eram os únicos patrimônios das organizações. Hoje, a valorização dos colaboradores é essencial, pois eles são as cabeças pensantes que tomam as verdadeiras decisões. Independente do porte, todas as empresas precisam de um profissional especializado para gerir o capital intelectual. De acordo com Selma Barbosa, o desenvolvimento humano dos funcionários é um dos focos principais do gestor de pessoas.

Quando o funcionário se sente valorizado, trabalha satisfeito e com mais empenho. E essa função de acompanhar e tentar aumentar constantemente o nível de satisfação do quadro é do gestor de pessoas. Ele está sempre preocupado com a retenção de talentos, a potencialização do conhecimento dos colaboradores e em manter a cultura organizacional.

O gestor lida diariamente com os colaboradores, buscando alinhar os interesses da empresa aos interesses destes, de modo que todos tenham benefícios. “Ele auxilia a empresa a alcançar seus propósitos através de objetivos e metas, ou seja, é o ator coadjuvante dos processos organizacionais”, afirma. Além disso, cabe a esse profissional realizar treinamentos visando o desenvolvimento da equipe e manter um ambiente harmonioso.

Áreas de atuação

Selma Barboza destaca que o profissional formado em MBA em Gestão de Pessoas pode atuar em qualquer tipo de empresa, pública ou privada. “Além de integrar os setores de RH ou Gestão de Pessoas, pode trabalhar de forma integrada com a administração organizacional, pois quem não entende de pessoas, não entende de negócios”, salienta. O profissional pode exercer cargos de consultor de recrutamento, analista de folha de pagamento, coordenador de cargos e salários, diretor de Departamento Pessoal, dentre outros. 

“A depender dos objetivos de carreira que deseja, o gestor pode ainda buscar especialização nas áreas de RH, Coaching, etc. O que vai determinar o caminho de formação profissional é o interesse e suas necessidades mercadológicas ou pessoais”, complementa.  

Ficou interessado em saber mais sobre a área? Conheça a especialização de MBA em Gestão de Pessoas da UNINABUCO!

Comentários