Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Conheça 5 direitos assegurados a comunidade LGBTQIA+ no Brasil

Escrito por Maya Santos
Por: 17/05/2022 - 09:53
Conheça 5 direitos assegurados a comunidade LGBTQIA+ no Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Ter dignidade e segurança é o ponto de partida para pensar leis que possam proteger um grupo. Não seria diferente com a comunidade LGBTQIAP+, que historicamente foram colocados à margem da sociedade. Em contrapartida, vale ressaltar que o grupo passa por uma evolução nas conquistas de direitos que impactam positivamente suas vidas. 

Em resgate, podemos lembrar que o Brasil foi uma das primeiras do mundo ao revogar a lei de sodomia, em 1830. Um outro marco importante foi a desclassificação da homossexualidade como um transtorno mental, em 1985. Nos dias atuais, outras leis vigentes fazem a diferença na vida de pessoas LGBTQIAP+.

“Todas as modificações vão trazer impactos concretos nas vidas das pessoas LGBT’s, no entanto nós estamos muito longe. Somos o País que mais mata mulheres trans e travestis no mundo, e um dos países que mais mata LGBT’s. Então, ainda continua sendo um País de extrema violência para essas pessoas”, explica Maria Júlia Leonel Barbosa, professora de Direito Penal, Advogada Criminal e membro da comissão de direitos humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE).

Por isso, nesta terça-feira (17), no Dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIAP+fobia, trouxemos alguns dos direitos que assistem essa parcela da sociedade. Confira a seguir:

1. Mudança de nome e retificação do sexo nas certidões de nascimento e casamento de pessoas transgêneros (2018)

Anteriormente em 2009 a retificação só poderia ser concedida após a cirurgia de resignação de sexo como exigência, mas desde 2018 foi reconhecida o procedimento de mudança do nome com base apenas na autodeterminação. 

2. União estável entre pessoas do mesmo sexo (2011)

A união estável está prevista no art. 1723 do Código Civil. A utilização da ADPF para discutir o assunto foi indicada pelo próprio ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, que considerou a questão relevante sob a ótica constitucional.


3. Criminalização da LGBTfobia (2019)

Por causa da omissão inconstitucional do Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal decidiu incluir provisoriamente a homofobia e a transfobia nos crimes da Lei nº 7.716/1989.  Além disso, considerou a LGBTfobia, na hipótese de homicídio doloso, circunstância que o qualifica, por configurar motivo torpe, com pena de reclusão de 12 a 30 anos.

 

4. Direito ao uso do nome social por pessoas transgêneros (2016)

Concedido a nível federal, o Decreto n.º 8 727, da Presidência da República normatizou o uso do nome social pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

5. Proteção à mulheres LGBTs da violência doméstica e familiar (2006)

Direito que garante que mulheres lésbicas e bissexuais e que vivem em relação homoafetiva desde 2006 e, recentemente, desde 2022 o mesmo foi garantido para mulheres transgêneros. Antes a Lei Maria da Penha era direcionado apenas a mulheres cisgênero em sistema de relação heteroafetivo.

 

Comentários