Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira dicas certeiras de como ter a aparência ideal para uma entrevista de emprego

Está em busca de uma vaga no mercado de trabalho? Saiba como sair na frente dos outros candidatos no quesito boa apresentação pessoal. Cuide da aparência
Por: Camilla de Assis 20/10/2017 - 16:11
Saiba se vestir para entrevistas de emprego
Saiba se vestir para entrevistas de emprego
A aparência do candidato é um dos principais quesitos avaliados pelos recrutadores em uma entrevista de emprego. Por isso, é preciso estar sempre alinhado e com a arrumação física em dia. A roupa deve ser escolhida com cuidado, visto que muitas empresas ainda prezam por vestimentas mais tradicionais e clássicas dentro do ambiente corporativo. Então, lembre de se adequar ao perfil da empresa que você almeja uma vaga.
 
 
De acordo com o Analista de Carreiras do Núcleo de Empregabilidade e Carreiras do Grupo Ser Educacional, Everton Machado dos Santos, é essencial se adequar e buscar o ingresso no mercado de trabalho em um local que tenha a ver com sua área. “Ir para um ambiente diferente da sua área pode ser uma interferência na personalidade enquanto profissional”, comenta. Para ajudar você a ter uma aparência adequada na seleção de emprego, trouxemos algumas dicas dadas por Santos. Confira a seguir:
 
1 - Conheça o perfil da empresa
A dica mais importante de todas, com certeza, é que o candidato à vaga seja informado. É fundamental, portanto, que você conheça bem o perfil da empresa que oferece a oportunidade. Isso porque algumas companhias permitem que, em determinados setores, os funcionários usem roupas menos formais, devido às funções exercidas. Antes de montar o look da entrevista, pesquise sobre o perfil da empresa.
 
2 - Cuidado com a maquiagem
Exceto em empregos em que a maquiagem exuberante é ponto a favor, tenha cuidado com o quanto de maquiagem vai usar - quais cores vai passar. A depender da função que você almeja, é importante ficar atento(a) às possibilidades de ousar um pouco mais ou ser mais tradicional. Usar pinturas muito fortes ou pesadas no rosto pode, inclusive, desviar a atenção do recrutador - e ele não conseguir prestar atenção no que você está falando.
 
3 - Use roupas sóbrias
Prefira vestimentas que sejam neutras dentro do ambiente de trabalho. A depender do local, você poderá usar uma camisa social, calça social ou até mesmo blazer. Evite cores muito vibrantes e que destoam da decoração da empresa em que você vai ser entrevistado. Caso não saiba exatamente como é dentro da companhia, prefira as cores neutras. Branco, preto, marrom, bege e cinza são coringas nas situações, inclusive em entrevistas de emprego.
 
4 - Atenção! O cabelo também deve ser avaliado
Mantenha tudo alinhado. A dica é não ousar muito em penteados e não usar adereços, tiaras, flores e demais objetos que podem ser colocados nos cabelos. É ideal deixá-lo mais ao natural possível.
 
5 - Cuide da aparência: detalhes também são percebidos
Mesmo sendo uma regra para todas as ocasiões, na entrevista de emprego isso conta bastante. Além de se preocupar com as roupas, também dê atenção à aparência. Arrume os cabelos, faça a barba (preocupe-se em deixá-la simétrica), corte e limpe as unhas, confira o nariz.
 
6 - Procure ocultar suas tatuagens, a depender do perfil da empresa
Atualmente, as corporações já estão mais conscientes sobre manter funcionários que possuam tatuagens pelo corpo. Entretanto, todo cuidado é pouco. Caso você trabalhe com vendas e com o público, por exemplo, oculte, ao máximo que puder, os desenhos que possui na pele. 
 
7 - Cuidado com a postura
Cuidado com sua postura, ela pode não condizer com a forma que você se vestiu para a entrevista. Sentar de forma correta, sem se “despojar” demais na cadeira, falar em um tom de voz razoável e não gesticular muito são algumas dicas para manter o equilíbrio entre a aparência visual e comportamental.
 
Gostou das dicas? Conte para a gente!
Tags: 

Comentários