Confira 5 dicas que você deve seguir antes da prova do vestibular

Depois de já ter estudado por meses o dia da prova do vestibular está se aproximando e você não sabe o que fazer? Nós podemos te ajudar!
Por: Camilla de Assis 08/06/2017 - 08:53 - Atualizado em: 08/06/2017 - 13:54
Veja o que deve fazer dias antes da prova do vestibular / Freepik
Veja o que deve fazer dias antes da prova do vestibular

Os dias anteriores à prova do vestibular costumam trazer um pouco de insegurança. No entanto, eles podem ser muito bem aproveitados e contribuir positivamente para que a prova seja feita com calma. Para te ajudar a se preparar neste período final de estudos pré-vestibular, separamos algumas dicas infalíveis para enfrentar esse momento decisivo. Confira-as abaixo:

Leia também: Confira 6 dicas de etiqueta para a prova de vestibular

1 - Separe seus documentos

Às vésperas de realização da prova do vestibular, é importante que você já tenha seus documentos separados e organizados. Documento oficial com foto e cartão de inscrição são importantes para conferência dos dados e para afirmar que você é mesmo o candidato que almeja uma vaga dentro da instituição.

2 - Durma bem

Oito horas de sono são indicadas para um bom descanso diário. O sono e o repouso são necessidades fisiológicas que correspondem a 70% da nossa energia. Uma noite mal dormida representa uma perda destes 70%, ou seja, você já inicia a prova em desvantagem aos demais que tiveram uma noite de sono recomendada. Isso gera dificuldade em se concentrar, dificuldade resolutiva das questões, irritabilidade e o próprio cansaço mental.

3 - Alimente-se bem

Antes da realização da prova do vestibular, é importante que o vestibulando se alimente bem. Comidas ricas em vitaminas e fibras são essenciais para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, um auxílio na realização do exame. É essencial que o estudante preze por comidas leves. Evite optar por alimentos "pesados", como feijoada ou algo parecido, mas invista em frutas da época, saladas, peixes, frangos (sem hormônios) e sucos. Evite também alimentos demasiadamente estimulantes, como café, mates e refrigerantes a base de cola.

4 - Pratique exercícios leves

Não pense em ficar exausto de tantas atividades físicas realizadas. Procure realizar aqueles exercícios leves. Faça caminhadas diárias ou até mesmo corridas, caso seu corpo já esteja acostumado a realizá-los.

5 - Faça pequenas revisões

Não cogite estudar intensamente pouco tempo antes da prova do vestibular. O momento é de realizar revisões. Além de cansar, essa prática pode ser prejudicial na questão e confiança. Estudar antes da prova aumenta a ansiedade e faz o você não confiar no que estudou. Isso acarreta na diminuição da auto-estima, o que é muito prejudicial neste momento.

6 - Estime o tempo de realização das questões

Faça uma estimativa do tempo que você vai ter para realizar as questões da sua prova. Veja qual o tempo de realização da prova e quantidade de quesões que ela terá. A partir disso, divida o tempo pela quantidade de questões e tenha uma estimativa de quanto tempo terá para responder cada questão.

O vestibular da Joaquim Nabuco pode ser agendado clicando aqui. Na página você pode escolher o curso que deseja ingressar e marcar o dia para fazer a prova. O resultado é disponibilizado cerca de 24 horas depois da realização da avaliação. Não perca tempo!

Tem alguma dúvida sobre o processo de vestibular da Joaquim Nabuco? Deixe nos comentários.