Matéria escrita por: Caroline Melo
Um ano acaba e outro começa, e não é só o ciclo do calendário que se reinicia. Este também é o momento perfeito para definir suas metas profissionais e começar a pô-las em prática. Para isso não há fórmulas mágicas, mas estabelecer corretamente seus objetivos e saber por onde começar ajuda bastante no processo.
Confira abaixo algumas dicas de como dar os primeiros passos rumo ao sucesso.
Saiba onde está e registre suas metas
Antes de qualquer coisa, entenda onde você está. Até que ponto você conseguiu chegar em 2016? Quais foram seus sucessos e falhas durante o ano que passou? Reflita sobre tudo isso e passa para os próximos questionamentos: até onde quer chegar no próximo ano? Quão disposto está para que isso aconteça? O que deve continuar e o que deve ser extinguido na sua vida profissional, pessoal e em relacionamentos a fim de ter o sucesso que deseja?
Durante o processo de definir suas metas, tente ser o mais honesto possível consigo e se certifique que não está imaginando objetivos impossíveis. Depois disso, o próximo passo é colocar as metas da forma mais objetiva possível no papel e, assim, começar a agir em vez de ficar apenas nas promessas. Vá além: estabeleça datas e locais para começar e terminar suas metas e se concentre nesses prazos.
Use seu passado apenas como catapulta e confie em si
Suas experiências do passado devem ser lembradas, claro, uma vez que elas lhe impedem de cometer sempre os mesmo erros. Mas tente manter seu histórico apenas como fonte de aprendizado. Não deixe que os sucessos e fracassos do passado façam com que duvide de uma nova tentativa; tenha em mente que o que passou nunca vai se repetir e isso é uma oportunidade de alcançar novos patamares.
O sucesso depende de uma série de etapas e a primeira delas é ter confiança de que tudo dará certo - ou o máximo será feito para que dê. Não importa se existe uma probabilidade de dar errado: você pode apenas controlar o que fará e produzirá. Então aposte todas suas fichas na capacidade que tem e no que pode aprender e melhorar.
Organize-se, planeje e abrace a responsabilidade
Diariamente, relembre sua meta principal. Se alcançá-la depende de etapas, concentre-se em cada uma delas e nos resultados que pode e que precisa ter. Como a maior parte de um projeto de sucesso vem do planejamento, trace um plano de ações claro. Além disso, procure sempre sair da sua zona de conforto. Assumir riscos é parte importante rumo ao sucesso profissional e a ascensão em qualquer que seja o desafio.
Lembre-se também que fatores externos existem, é óbvio, e podem ficar no meio do caminho, mas cabe a você lidar com eles. Às vezes pode parecer que nada dá certo e todas as emergências sempre caem no seu colo e comprometem seu trabalho, mas isso é uma questão de se organizar, saber resolver problemas e se adiantar a eles. Não culpe as coisas que não controla por seus fracassos e acertos, se esquivando da responsabilidade.
Parar? Jamais
Se achar que não vai conseguir dar conta por qualquer motivo que seja, acredite: não é falta de capacidade, mas falta de um método melhor. Como mudar isso? A chave é não parar de aprender e pesquisar, trocar ideias com outras pessoas e tentar várias vezes. Quanto mais rotas você explorar rumo ao seu objetivo, mais preparado estará! Relembre, revise, modifique e planeje mais um pouco sempre que puder. Tente se dedicar de verdade, diariamente, a manter o controle do seu caminho. Não perca o foco e obtenha o sucesso que merece.
Comentários