Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Como aproveitar e gerar oportunidades no estágio?

Especialista dá dicas
Por: Elaine Guimarães 18/08/2020 - 16:10

Estagiar, para muitos, significa colocar em prática o que é aprendido dentro da sala de aula durante um curso técnico ou graduação. A prática também representa uma chance de inserir-se no mercado de trabalho da profissão escolhida, oportunidade de aprender, entender a rotina institucional e fazer networking.

“O período de estágio é importante em vários sentidos. O principal é a oportunidade de aprender e desenvolver habilidades profissionais. Além disso, é uma chance de amadurecer e se firmar como profissional. Muitos estudantes, após o período de estágio, são efetivados”, aponta a especialista em recursos humanos Amanda Machado.

Para ela, saber aproveitar as oportunidades e não se contentar apenas com o rótulo de estagiário é crucial nesse processo. Além desses apontamentos, Amanda dá outras dicas usufruir, da melhor forma, o período de estágio. Confira:

Estagiário de ocasião

Os estudantes devem ter ciência de que o período de estágio é passageiro e que nesse momento está nascendo um profissional. Pensar, muitas vezes, ‘sou apenas um estagiário’ atrapalha muito. O correto é pensar: ‘estou como estagiário’. No entanto, é preciso ter cautela para não exagerar na autoconfiança, pois, ela pode virar soberba em um piscar de olhos”, ressalta.

Aceitar e entender os feedbacks

“ Aprender com os erros e acertos é importante durante o estágio. Saber ouvir e, principalmente, aceitar feedbacks, mesmo os negativos, faz parte do amadurecimento profissional. O exercício de escuta é complexo, mas ninguém, na maioria das vezes, vai falar algo para te diminuir ou humilhar. Aceite os apontamentos e mostre que é flexível a mudanças”, explica.

Networking sempre

“O termo se popularizou durante estes últimos dois anos. Essa rede de contatos profissionais abre muitas portas e se torna um leque de possibilidades. Mas, para se fazer um bom networking é necessário ter cautela também, pois, uma aproximação apenas por interesse pode gerar uma má impressão”.

Paciência

“Viver o estágio sem pressa ou pressão de uma contratação é importante. Aprender e aproveitar cada ação e oportunidade faz parte do crescimento como profissional e isso tem que ser independente da possibilidade de efetivação. Ter comprometimento e desempenhar um bom trabalho deve ser premissa, independente, de uma contratação. Assim como, a ausência da efetivação não deve ser recebida como uma negativa ao seu trabalho. Muitas vezes, a organização não dispõe de recursos para ter um novo profissional. Cuidado com as frustrações!”, comentar a especialista.   

 
Se interessou pelas dicas? Conta para a gente nos comentários!

Comentários