Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Comissão Estadual da Verdade apresenta relatório na UNINABUCO Paulista

O documento, que denuncia violações dos Direitos Humanos durante o período da ditadura militar, será apresentado no auditório do bloco C da Instituição, no dia 19 de abril
Assessoria de Comunicação Por: Rayane Guimarães 29/03/2018 - 16:07 - Atualizado em: 29/03/2018 - 16:48
A imagem mostra a logo da comissão
Comissão Estadual da Verdade apresenta relatório na UNINABUCO Paulista
A UNINABUCO – Centro Universitário Joaquim Nabuco Paulista recebe dia 19 de abril, a Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Câmara para apresentação do relatório final de pesquisa e investigação de violações dos direitos humanos praticadas contra cidadãos entre os anos de 1946 e 1988. O encontro, que acontece no auditório do bloco C da Instituição de Ensino Superior (IES), às 19h, é aberto ao público. Os interessados devem se inscrever no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e doar 1 kg de alimento não-perecível que será destinado a uma entidade carente.
 
Fundada em 2012, a Comissão da Verdade de Pernambuco trabalhou durante quatro anos e meio para a produção do relatório final. O trabalho resultou em uma escritura dividida em dois volumes e composta por 70 mil documentos. Ao todo, foram colhidos 157 depoimentos de pessoas que sofreram desde o período da ditadura até o ano de 1988. De acordo com a pesquisa, as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime militar resultaram em 51 mortes e desaparecidos políticos no estado.
 
De acordo com a coordenadora do NPJ da Instituição, Katiene Gouveia, os relatórios das Comissões da Verdade são instrumentos importantíssimos para a história do país, pois tornam público à sociedade as violações aos direitos humanos durante a ditadura militar. “Além disso, documentos como esse ajudam na elaboração de propostas e recomendações que possam fortalecer a segurança pública e os direitos democráticos, evitando a repetição destas violações”. Ainda segundo a professora, a entrega do relatório na UNINABUCO Paulista será um momento ímpar de relato de experiência da Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco.
 
Acervo público – Os registros resgatados pela Comissão da Verdade apontam a responsabilização pelos atos criminosos abordados, indicando conclusões e recomendações. O material está disponível no Arquivo Público do Estado e no site da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara.
 

Comentários