Notícias › Click Nabuco

Comerciantes do Cais de Santa Rita recebem certificado

Como parte do projeto de requalificação da área, trabalhadores tiveram aulas de qualificação profissional ministradas pela UNINABUCO
Assessoria de Comunicação Por: Melissa Fernandes 07/02/2018 - 17:07 - Atualizado em: 07/02/2018 - 17:36

Aconteceu nesta terça-feira, 6 de fevereiro, a entrega do fardamento e dos certificados de conclusão de curso para os comerciantes que participaram da primeira etapa de requalificação do Centro Comercial Cais de Santa Rita. As aulas foram ministradas pela UNINABUCO - Centro Universitário Joaquim Nabuco Recife, por meio de um projeto estruturado em parceria com a Prefeitura da cidade, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc).

O Centro Universitário, nesta primeira etapa, ofereceu a capacitação necessária para que 40 trabalhadores que atuam com produtos alimentícios na Rua Cais de Santa possam ter um maior e melhor rendimento na ocupação que exercem. Os envolvidos puderam desenvolver habilidades nas áreas de Segurança alimentar, Marketing pessoal, Marketing de vedas e Gestão Financeira. Já o fardamento padronizado, também oferecido pela Instituição, é composto por camisa, boné e colete, o que vai ajudar o público visitante e frequentador da Praça de Alimentação do Cais na identificação dos comerciantes da área.

Jânyo Diniz, reitor da UNINABUCO Recife, disse que participar de um projeto como este faz parte do papel social da Instituição. “O que foi feito no Cais, no quesito de reestruturação, é muito importante, mas isso faz mais sentido quando vem acompanhado de qualificação comportamental e do treinamento das pessoas. Assim, elas podem gerir melhor o seu negócio e atender melhor as pessoas. E é isso que a gente faz: qualifica e prepara as pessoas para o mercado de trabalho, trazendo ganhos para os comerciantes e para a população que circula e frequenta o local”.

Para o secretário da Semoc, João Braga, a parceria com o UNINABUCO e com o grupo Ser Educacional, mantenedor da Instituição, tem somado cada vez mais positivamente aos projetos de reorganização de ambulantes. “As obras não são feitas só de cal e pedra, mas também de formação e qualificação. Por isso, aqui fica meu agradecimento a Instituição, por nos ajudar a tocar um projeto com essa dimensão, promovendo educação e, consequentemente, desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”.

Jorge Roberto, comerciante do local, fez um agradecimento especial a UNINABUCO e a Prefeitura do Recife pela oportunidade de crescimento. “Aprendemos muitas coisas com o curso. E com esses ensinamentos e com a nova área que temos para trabalhar, esperamos ver o nosso negócio crescer”, disse ao representar os demais trabalhadores da nova Praça de Alimentação do Cais de Santa Rita.

O equipamento dá continuidade ao processo de ordenamento que a Prefeitura está realizando no bairro de São José, especialmente no entorno do Mercado. Os ambulantes estão saindo das ruas e calçadas para a atuar em um local específico do comércio. O Centro Comercial do Cais de Santa Rita passa por reformas com o objetivo de trazer mais qualidade e maior desempenho para os trabalhadores locais e conforto para o público. A obras que estão sendo realizadas (mais duas etapas serão entregues) vão abrigar cerca de 390 bancas e boxes de roupas, frutas, verduras, grãos e outros itens.

Galeria:
Comerciante local faz agradecimentos em nome do grupo de trabalhadores envolvidos no projetoReitor da UNINABUCO, Jânyo Diniz, fala sobre a importância da qualificação Secretário João Braga menciona a importância da parceria com a UNINABUCOJânyo e Braga fazem a entrega do certificado a comerciante que representou o grupo Diretor da vice-reitor da UNINABUCO, Leonardo Estevam, entrega certificado a comerciante local Comerciante Roberto, já com seu fardamento, apresenta certificado que ficará em sua barraca Exposição do fardamento entregue aos comerciantes capacitados pela UNINABUCOCertificado foi entregue apara 38 comerciantes locais