Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Com a chegada do verão, aumentam os casos de fungos, bactérias e infecções vaginais

As mulheres precisam ficar atentas aos sinais que o corpo apresenta
Assessoria de Comunicação Por: 22/01/2018 - 11:52
Imagem mostra uma mulher sentada à beira da piscina
Permanecer muito tempo com roupas de banho molhadas pode ser prejudicial à saúde
Por Aline Malta
 
Com a chegada do verão e do aumento das temperaturas, é normal as idas mais frequentes a praias e clubes. E é justamente nesta época do ano que aumentam os casos de fungos e bactérias, por isso, é preciso redobrar os cuidados com o corpo. Permanecer muito tempo com roupas de banho molhadas ou até mesmo utilizar vestimentas mais quentes tornam o organismo um ambiente propício para proliferação e alojamento destes micro-organismos que podem causar grande desconforto, especialmente para as mulheres. A candidíase, que ataca principalmente a região genital feminina, é uma dessas infecções que se destaca como grande vilã do período.
 
Para a doutora em Microbiologia e professora da Faculdade UNINABUCO Recife, Marta Silva, os principais sinais que as mulheres estão com algum tipo de fungo, bactéria ou infecção na área vaginal são coceira, irritação, ardência, vermelhidão, descamação e secreção podendo ser com ou sem odor. “Recomenda-se que nesses casos a ida a um médico especialista é a melhor opção para à cura. Exames de sangue serão necessários para descobrir de fato o quadro clínico e o tratamento adequado, que em alguns casos são através de antimicóticos, que servem para equilibra o PH vaginal”, explica.
 
Como os fungos gostam de ambientes úmidos e quentes, quando chega o verão e as temperaturas sobem para os 37, 38 graus a probabilidade de as mulheres terem um desequilíbrio da flora vaginal é grande. Em razão disso é bom dar preferência a roupas íntimas de algodão, saias e vestidos em vez de calças jeans. Outro cuidado bastante recomendado é o uso de sabonete com o PH neutro para ajudar na prevenção dessa doença.
 
A candidíase é uma infecção vaginal causada por um fungo do gênero Candida, mais comumente conhecido como fungo Candida albicans. O fungo causador da doença faz parte da flora vaginal saudável e está presente no organismo das mulheres em pequenas quantidades. Porém, se o corpo está debilitado, seja por estresse, baixa imunidade, entre outros motivos, os fungos se proliferam e podem causar a infecção. 
 
Existem alguns momentos em que as mulheres estão mais propensas a pegarem a candidíase, são eles: se estiver tomando antibióticos, se tiver diabetes, durante o período menstrual, se fizer uso de anticoncepcionais, se estiver grávida, se tiver HIV ou outra doença que deixe o sistema imunológico debilitado, entre outros. É proibido o automedicamento, nesses casos podem agravar ainda mais a situação colocando a saúde em risco.

Comentários