Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Cinco boas ações que você pode fazer pelas redes sociais

Muito mais do que conectar pessoas conhecidas veja dicas para tornar o mundo virtual um lugar melhor
Por: Katarina Bandeira 28/02/2018 - 09:20
É possível usar essas redes para promover boas ações e ajudar ao próximo. Foto: Freepik
É possível usar essas redes para promover boas ações e ajudar ao próximo. Foto: Freepik

Conectar pessoas além das fronteiras físicas. Essa é a ideia principal das redes sociais, plataformas utilizadas com a intenção de unir gente de diferentes espaços do globo em uma única rede. Elas podem funcionar como uma janela, onde mostramos tudo o que nos é atrativo, incluindo nossa própria vida, e também observamos as informações dos outros. Não precisa haver um objetivo específico. Basta ficar online para se deparar com fotos, vídeos, textos e diversas outras formas de interação social, todas expostas de acordo com a vontade de quem quer compartilhar.

Porém, muito mais do que ver a vida passar pela tela do computador ou do celular, é possível usar essas redes para promover boas ações e ajudar ao próximo. Confira nossas dicas de como tornar o ambiente virtual mais amigável e faça você também algo para auxiliar quem precisa:

1. Criar campanhas para ajudar ao próximo

Um dos poderes das mídias sociais é o de conseguir alcançar o máximo de pessoas ao redor do mundo, basta estar conectado. Isso é feito através do compartilhamento de uma ideia, em sua rede particular, que pode reverberar seu conteúdo a diversos interessados. É como criar um outdoor gigante, feito para que todos possam acessar a informação e ainda de forma gratuita. Então, que tal usar esse poder para criar campanhas de arrecadação para ONGs, Hospitais, Abrigos e ou outras instituições que, geralmente, precisam de doações para continuar funcionando?

No início de 2007 o Facebook criou uma ferramenta que para a criação de campanhas de arrecadação de fundos para organizações beneficentes. Mas se você prefere utilizar outras redes sociais, escolha uma imagem que tenha a ver com sua temática, capriche no texto, com especificações como dia, local e horário para levar o que você deseja arrecadar, além de deixar bem claro onde, quando e como a entrega dos materiais doados será feita. Isso faz com que as pessoas confiem que estão doando para uma causa justa e facilita na hora de dar visibilidade a sua ação.

2. Ajudar a encontrar pessoas desaparecidas

Um estudo feito a pedido do Comitê internacional da Cruz Vermelha, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que de  2007 a 2016, oito pessoas desapareceram por hora, no Brasil. Por conta do alcance, as redes sociais podem ser fortes aliados nessa busca, já que é comum nos depararmos com postagens pedindo ajuda para encontrar pessoas que contém a descrição do desaparecido, locais próximos e quais as melhores formas de identificá-los. Mas é preciso ter responsabilidade na hora de divulgar essas informações para não atrapalhar as investigações, assim como sensibilidade, caso deseje entrar em contato com a família do desaparecido. Existe até um abaixo assinado para que esse tipo de iniciativa popular vire lei. Por isso mesmo nada de compartilhar pistas falsas!

3. Compartilhar vagas de emprego

Estamos vivendo um período difícil para quem busca empregos formais no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no final de janeiro, a taxa de desemprego média de 2017 ficou em 12,7%, o que não acontecia desde 2012. Por isso, compartilhar e marcar os amigos em ofertas de emprego é um passo importante. Muitas vezes, por conta da quantidade de informações divulgadas na internet, as vagas acabam passando batido por quem precisa. Se você pode, compartilhe as oportunidades que passarem por você. Quem está procurando um emprego, com certeza ficará agradecido.

4. Escute alguém que precisa

Uma atitude simples, mas que pode ajudar muita gente é oferecer um pouco do seu tempo para ouvir, ou no caso, ler quem precisa de algum apoio emocional. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), colocou o Brasil como o 5º país em número de pessoas deprimidas, no mundo. Muitas pessoas sofrem com ansiedade, depressão ou até mesmo situações cotidianas, que as deixam sufocadas por não ter com quem desabafar. Se você não tem receio de conversar com pessoas não tão íntimas, deixe em seu mural um recado de que encontra-se disponível para um desabafo. Às vezes, falar sobre o assunto é uma excelente solução para enxergar os problemas com clareza e encontrar um modo de solucioná-los. Lembrando que o espaço cedido não dispensa a ajuda de um profissional e em muitos casos, dependendo da questão dividida, indicar um especialista é a solução mais acertada.  

5. Ofereça ou troque seus serviços por outros

Você sabe cozinhar, costurar, pintar ou tem alguma outra habilidade que pode ser ensinada? Que tal oferecer seus serviços em troca de aprender outras atividades, como uma espécie de escambo? Se você é bom com números, por exemplo, pode ensinar matemática em troca de aulas de violão e vice versa. Existe uma grande quantidade de pessoas que não têm condições de arcar com gastos envolvendo cursos, mas que com certeza tem algo a oferecer em troca de algumas horas de aula por semana. Faça o teste! Você, além de ajudar alguém, aproveita para também aprender algo novo.

 

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente, nos comentários, se você sabe outras formas de ajudar ao próximo através das redes sociais!

 

Comentários