Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Caia na folia, sem esquecer de se alimentar corretamente

Confira receitas práticas de fazer para cair na folia e não perder energia
Rebeca Ângelis Por: 25/02/2019 - 13:03 - Atualizado em: 25/02/2019 - 17:53
Caia na folia, sem esquecer de se alimentar corretamente/ Reprodução/Freepik
Caia na folia, sem esquecer de se alimentar corretamente/ Reprodução/Freepik

“Pode acabar-se o mundo, vou brincar meu Carnaval…”. A frase de uma canção do cantor e compositor Siba, define o desejo de muita gente que ama Carnaval e só quer cair na folia de momo, durante os 4 dias. No meio e uma verdadeira maratona entre um bloco ou outro, muita gente acaba esquecendo de se alimentar corretamente neste período. Cair no passo com alimentação correta para não perder energia, porém, é importante.

De acordo com a nutricionista Gabriela Floro, o ideal nesta época é dar prioridade a refeições mais leves, que evitam mal-estar. “É muito importante se alimentar bem e corretamente durante a folia. Isso porque, as pessoas vivem em constante movimento, semelhantes à uma prática esportiva. Por isso, ter uma alimentação voltada para essas atividades dará energia suficiente para curtir os blocos, além de evitar as ressacas do dia seguinte",explica a especialista.

Ele ressalta ainda que o primordial para esta época é se hidratar com muita água, devido ao calor e consumo de álcool. Além disso, é importante consumir alimentos leves que contenham uma alta densidade energética e que sejam convenientes à temperatura quente.

Confira as receitas práticas para as refeições:

Café da manhã

Omelete de spanich em placaAntes de sair de casa, é importante tomar um café reforçado para manter o corpo com nutrientes adequados que te deixarão leve e com energia.

Receita 1:

-Salada de frutas associada a um iogurte natural ou integral + sementes ricas em fibras.

-Omelete de ovos com verduras

Vantagens: refeição rica, leve e cheias de nutrientes.

Receita 2:

Para quem não acorda com muita fome, vale apostar em vitamina de frutas:

Banana + morango

-Iogurte natural integral ou leite de vegetais

-1 colher de sopa de aveia

Almoço/Jantar

Se você vai curtir carnaval depois do almoço ou jantar, é importante apostar em proteínas e também na leveza das combinações do prato.

Receita 1: 

-Bife grelhado

-Salada de folhas verdes

-Creme de jerimum

Receita 2:

-Peixe ao forno com batatas gratinadas

-Arroz integral

-Grão de Bico

-Salada

-Suco de frutas (caso consuma após as refeições)

Mão, segurando, garrafa, águaEvite ressacas!

Vai consumir bebidas alcoólicas? Lembre-se de se hidratar entre os intervalos dessa ingestão. Gabriela afirma que cefaleia, fadiga e indisposição são causadas em decorrência à desidratação.

“O álcool inibe o hormônio que faz a gente ir muito ao banheiro. Então, o ideal é que, entre uma dose e outra, beber um copo de água. Dessa forma você evita a desidratação, baixos sintomas de ressaca, ou até mesmo nenhum.” , garante Floro, salientando ainda que não se deve beber de estômago vazio.

Cuidado com os petiscos!

Comer nas ruas para fazer um lanche também acaba sendo alternativa para muita gente que não quer perder nenhum momento da folia. Mas Gabriela alerta que é importante ter muito cuidado na hora da escolha desse consumo. Alimentados mal conservados podem trazer consequências como infecção intestinal, salmonella e outras que causem danos à saúde.Espetinhos crus sendo cozidos na grelha

“Na hora do consumo, é necessário observar se os alimentados estão bem higienizados, assim como, se os vendedores estão devidamente protegidos com touca, luvas e proteção adequada para a integridade do alimento”,endossa.

Para evitar correr tais riscos, a nutricionista recomenda preferência a lanches como oleaginosas (castanha, amendoim, nozes), frutas secas, queijo e afins.

Quer saber mais sobre a importância dos alimentos? Conheça o curso de Nutrição da Uninabuco!

 

Comentários