5 maneiras de estudar no ônibus ou metrô

Você sabia que dá sim pra estudar no transporte público? Separamos cinco dicas de como fazer isso. Confira!
Por: Taísa Silveira 03/05/2017 - 14:09 - Atualizado em: 16/06/2017 - 14:36
Foto: Google Imagens Homem lendo livro na estação de metrô
Estudar em transportes públicos é possível. Confira essas cinco dicas e aprenda como
Vida corrida? Trabalho, marido, filhos e faculdade? Tá difícil encontrar uma  brechinha pra conseguir estudar? Lembre-se que muitas vezes temos alguns momentinhos vazios que daria para aproveitar para dar aquela revisada em conteúdos da faculdade.

Na viagem de casa até o trabalho o metrô e o ônibus podem ser bons locais para conseguir reforçar alguns assuntos já estudados. Apesar disso, como são locais de passagem, há também muita gente e por vezes muito barulho acontecendo ao mesmo tempo por essa razão, são necessárias algumas estratégias para driblar essas pequenas dificuldades.

Por isso separamos algumas dicas super eficazes de como conseguir estudar em transportes públicos. Confira:

1. Assentos estratégicos
A primeira dica para quem deseja estudar em transportes públicos é a escolha do local em que vai se acomodar. Nada de assentos no corredor, próximos da catraca ou das portas de saída. O ideal em ônibus é que você opte pelas janelas, preferencialmente aqueles lugares únicos no fundo ou comecinho do veículo. No caso dos metrôs busque os vagões com menos concentração de pessoas, e evite ficar nos assentos próximos às portas que estarão sempre com intensa movimentação de pessoas. Você precisa tentar na medida do possível, evitar mais distrações.

2. Seus fones de ouvido serão seus melhores companheiros
Como já dito no tópico anterior, você deve evitar mais distrações, sobretudo o barulho típico desses locais, e por isso, usar fones de ouvido podem ajudar - e muito! - no bloqueio do excesso de barulho. Nesse caso, você pode optar por ouvir música instrumental ou em outra língua baixinho. Existem listas prontas no Youtube só para ouvir enquanto estuda.
Se houver a possibilidade de levar o áudio de aulas também é uma ótima opção para estudar em transportes públicos, pois você poderá acompanhar o que é dito com as anotações que você já tem em mãos. Essa é uma ótima pedida pra quem costuma ter enjoô durante viagens de ônibus mas quer aproveitar o tempo de deslocamento de maneira produtiva.

3. Teoria é melhor que a prática
Calma, não estamos dizendo  que matérias teóricas são melhores que matérias que exigem prática, apenas que neste caso, em que a quantidade de coisas acontecendo ao seu redor é tanta, estudar assuntos que demandem mais leitura do que escrita - seja de cálculos ou respostas elaboradas -  é mais eficaz e melhor. Matérias que contenham mais texto são melhores de estudar em transportes públicos do que as que exijam feitura de cálculos complexos. A dica aqui então seria estudar línguas ou humanas ao invés de exatas, por exemplo e caso seja necessário escrever, use o caderno como apoio, pois ajudará na estabilidade de sua escrita.

4. Opte por revisões e não estudos extensos
O ônibus e o metrô são excelentes locais para revisar matérias já estudadas anteriormente, pois exigirá menos técnicas de estudos do que se você estivesse estudando o assunto pela primeira vez. Como já sugerimos, é melhor escolher matérias mais teóricas que práticas, e pois assim, se você já estiver familiarizado com os assuntos será mais fácil compreender do que se fosse seu primeiro contato.

5. Use a tecnologia a seu favor
Seu smartphone pode ser um grande aliado na hora dos seus estudos - desde que você se mantenha longe das suas redes sociais e outras distrações, obviamente - através dos aplicativos de resolução de questões. Serve tanto para questões de concurso e vestibulares quanto para treinar línguas estrangeiras como inglês ou espanhol. Muitos desses aplicativos são gratuitos e tem além das respostas, questões comentadas.

E você, já tentou estudar no ônibus ou metrô? Conte-nos como foi a experiência nos comentários!