5 atitudes para controlar sua vida financeira

Ter planejamento e disciplina são atitudes essenciais para organizar a vida financeira
Por: 03/02/2023 - 13:22 - Atualizado em: 04/02/2023 - 10:46
A b.Uni é sua vida financeira na palma da sua mão (Pexels)

Escrito por Maya Santos

Ter uma vida financeira organizada e bem estabelecida é o sonho de muita gente. E isso não necessariamente significa ser uma pessoa rica ou ter uma renda muito elevada, mas manter o controle dos gastos e monitorar os ganhos de forma eficiente e responsável ajuda até mesmo na sua saúde.

Olhando um pouco mais além, sabemos que para você que está cursando a graduação e precisa arcar com os investimentos para o seu futuro as coisas podem ser um pouco mais delicadas e toda ajuda é bem-vinda. Por isso, trouxemos uma lista com 5 atitudes essenciais para você se organizar financeiramente. Confira!

1. Conheça suas finanças

Se você quer mesmo mudar sua realidade financeira, o primeiro passo é entender como estão suas finanças. Pode parecer clichê, mas seis em cada 10 pessoas admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira, segundo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Por isso, é importante registrar toda a sua renda fixa para que você tenha uma percepção correta do que pode gastar, evitando, assim, contrair dívidas.

1. Defina os objetivos financeiros

Ter objetivos definidos é uma estratégia essencial para conhecer quais são suas prioridades e o que deseja alcançar. Dessa forma, fica mais fácil fazer o controle das despesas e dar um direcionamento ao seu esforço. Sem contar que essa atitude permite que você economize dinheiro no cotidiano e controle os gastos desnecessários. Mas como fazer isso? É simples, faça uma lista com suas metas financeiras, pode ser viagens, compra de roupas ou objetos, liste tudo, e entenda o momento de fazer a compra. Assim, terá mais disciplina e foco para cumprir o planejamento.

1. Invista em educação financeira

E lá vai uma dica de ouro: invista em educação financeira! Essa orientação fará toda a diferença, já que, na maioria das vezes, lidar com as finanças pessoais não é algo tão simples e tendemos a ignorar. No entanto, ter uma base desconhecimento que lhe ajudarão a montar um bom planejamento financeiro fará você obter resultados em longo prazo. Portanto, a educação financeira lhe dá a possibilidade de você escolher de forma  mais inteligente, evitar o consumismo e garantir uma vida mais sossegada. Pense nisso!

1. Quite suas dívidas

Se livrar das dívidas é o mesmo que desatar amarras. Mesmo num tom dramático, me diz aí se não é verdade? Comumente, acumulamos altos juros que comprometem boa parte do seu orçamento. Nesse caso, é importante analisar cuidadosamente as finanças e considerar a negociação de dívidas como uma alternativa vantajosa para sair do vermelho. Por isso, teste cortar os gastos supérfluos para diminuir as despesas e conseguir pagar todas as suas contas em dia.

1. Tenha uma reserva de emergência

Uma coisa é sempre certa: imprevistos podem acontecer e num cenário ideal é bom você se manter preparado para eles. Afinal de contas, mesmo com planejamento algumas coisas podem sair um pouco dos trilhos, uma vez que algumas necessidades surgem de última hora e nos surpreende. Por este motivo, tenha uma reserva de emergência para cobrir os gastos repentinos se sua renda não for suficiente.

Agora, dica extra: faça sua conta digital na b.UNI!

A missão do b.Uni é tornar a educação financeira mais acessível para todo mundo, pois entender as finanças é o primeiro passo para você realizar seus sonhos. Muito mais que contas a pagar e dinheiro a receber, o b.Uni é uma conta digital que faz parte do seu futuro.

Por ser uma Fintech, o foco está nas necessidades dos estudantes de hoje e em seu amanhã. Fazendo parte do pontapé inicial de grandes carreiras e contribuindo ainda mais para o sucesso dos nossos graduandos e de qualquer cliente.

Agora que você já sabe o que fazer, que tal criar a sua conta? Se sua resposta foi SIM, acesse o site b.Uni Digital e saiba mais.