Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


4 curiosidades da cidade de Paulista que você precisa conhecer

A “Cidade das Chaminés” completa 83 anos, nesta terça-feira (4), e traz grandes histórias ao longo desse tempo
Rebeca Ângelis Por: 03/09/2018 - 11:06 - Atualizado em: 03/09/2018 - 11:22
4 curiosidades da cidade de Paulista que você precisa conhecer/ Reprodução/GoogleMaps
4 curiosidades da cidade de Paulista que você precisa conhecer/ Reprodução/GoogleMaps

Uma cidade de mares, coqueirais, casarios rústicos, colônia de pescadores e até de matas preservadas. Paulista é mesmo um município que tem sua beleza peculiar. Não é à toa que é a quarta maior cidade da Região Metropolitana do Recife. A “Cidade das Chaminés” que, nesta terça-feira (4), comemora 83 anos de emancipação, carrega um acervo de histórias e marcos importantes para o Estado de Pernambuco. Além disso, leva consigo curiosidades que nem todo o paulistense conhece.

Pensando nisso, separamos quatro para lembrarmos sua importância, confira!

1- Já foi território de Olinda por duas vezes 

Embora hoje seja independente, Paulista já teve de pertencer à Olinda.Tudo começou quando teve as primeiras terras ocupadas, em 1535. Nesta época, o donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, doou ao seu cunhado, Jerônimo de Albuquerque, as terras de Paratibe como reconhecimento aos trabalhos prestados por ele à então colônia. Foi quando se deu o auge de seu crescimento, em 1902, após a instalação da indústria de tecidos feita pelos Lundgren, uma família de origem sueca que se estabeleceu na cidade.

Mais tarde, lá se estabeleceram um engenho d'água com o nome Paratibe, uma capela dedicada a Santo Antônio e um sobrado, tendo a partir daí o início do povoado. Devido a esse marco na geração de economia, Paulista teve de ser subordinada a Olinda, em 1907, por meio de uma Lei Municipal. Após 21 anos, desmembrou-se, mas foi anexada novamente a cidade olindense.

Foi quando então, somente em 4 de setembro de 1935, conseguiu novamente ser enquadrada na categoria de município, com a denominação de Paulista, através de uma Lei estadual e, finalmente, ser independente da cidade vizinha (Olinda).

2- Deu origem ao pior time e melhor jogador do mundo 

Se tem uma coisa que marca até hoje a cidade de Paulista, é a fama de originar o “pior time do mundo”. O íbis Sport Club tem sua sede na cidade e ganhou essa fama no país, depois de ter ficado quase quatro anos sem vencer uma única partida de futebol, na década de 1970. O time já disputou partidas contras os grandes do Recife (Sport, Santa Cruz e Náutico) e um dos seus maiores feitos foi a vitória contra o Náutico, nos Aflitos, em  2002.

*Foto-Reprodução/Facebook-Ibis Sport Club

Outro fato curioso do município é que, ao mesmo tempo que deu origem, em 1999, ao “pior time do mundo”, também teve no mesmo ano, um jogador eleito como o "Melhor Jogador de Futebol do Mundo pela FIFA". Rivaldo, que jogou como meia na seleção brasileira, nasceu em Paulista, e até hoje é considerado por muitos o maior meia e um dos maiores jogadores da história recente do futebol mundial.

Sua história no mundo da bola é marcada no grupo dos “4Rs” (Ronaldo, Romário, Ronaldinho e Rivaldo), os quatro melhores jogadores do futebol brasileiro.

*Foto-Reprodução/Facebook-Rivaldo Ferreira

3- Possui igrejas do estilo gótico e colonial 

Por ser a quarta maior cidade cidade da Região Metropolitana do Recife, é também composta por igrejas históricas. Entre elas, destaca-se a Igreja de Santa Isabel, fundada entre os anos de 1946 e 1950, pelos Lundgren. No início, queriam nomeá-la  em homenagem à matriarca da família, D. Elizabeth Lundgren. No entanto, como a igreja católica não possuía nenhuma santa com tal nome, decidiram dedicar o templo a Santa Isabel- Rainha de Portugal.

A Igreja, que fica no centro da cidade de Paulista, foi construída com 60 metros de altura, em  estilo eclético (romano, neoclássico, neogótico), com imagens de doações de comerciantes, operários, devotos e da família Lundgren. É considerada ainda como Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos paulistenses. Por sua expressão, dimensão histórica e evidente relação com a memória e identidade da população de Paulista, foi escolhida, em 2008, como o principal cartão-postal da cidade.

Dentre suas igrejas com importante valor histórico, Paulista agrega também as do estilo colonial. São elas as: “Capela de Santo Antônio de Paratibe”,“Nossa Senhora do Ó”, “Nossa Senhora da Conceição dos Médicos”. Fundadas em 1555, 1811 e 1812, respectivamente, possuem detalhes que resistem ao tempo, como estrutura em pedra e traços singulares. A Igreja de Nossa Senhora do ó, por exemplo, até hoje leva consigo uma lenda de que possuía uma fonte, com água milagrosa que curava doentes. Já a Capela de Santo Antônio, representa um importante marco histórico no povoamento da região. Vale a pena uma visita!

*Foto-Reprodução/Prefeitura de Paulista

4- É a cidade das Chaminés

É quase impossível pensar na cidade de Paulista e não lembrar de suas chaminés, um dos principais símbolos de sua história. Essa representação se deve ao surgimento da Companhia de Tecidos Paulista, referência da tradicional família Lundgren,  no século 20. As chaminés simbolizam o progresso na cidade, com produção e geração de emprego. Atualmente, resistem em meio ao crescimento e marcam a relação entre passado e presente. A fumaça de outrora foi abafada pelas novas fontes de energia, fruto do desenvolvimento. A passagem do tempo alterou quase tudo ao redor das torres de tijolo maciço, no entanto elas permanecem imponentes ainda que não sejam mais um símbolo de propulsão econômica.

Com uma arquitetura no estilo neoclássico-gótico, as chaminés têm um grande valor cultural para o município. O acervo é formado por quatro torres da Companhia de Tecidos Paulista. Três delas estão na Fábrica Aurora e uma na Fábrica Arthur, ambas localizadas na área central da cidade. Em fevereiro de 2012 o conjunto de chaminés passou a integrar a lista de Patrimônio Histórico de Pernambuco. Os monumentos foram oficialmente tombados pelo Conselho Estadual de Cultura.

Hoje, o espaço onde funcionava a Fábrica Arthur deu lugar a um Shopping, onde a antiga chaminé de 85 metros, o casario e um cruzeiro ganharam destaque diferente no projeto arquitetônico do centro de compras.

Além de “Cidade das Chaminés”, Paulista também já ganhou apelidos como "Capital dos Eucaliptos", devido a sua área de preservação ambiental. E hoje, devido ao potencial turístico das suas praias e águas sempre mornas e de seu sol típico dos trópicos, ganha também o nome de “Namorada do Sol”. É, de fato, encantadora!

*Foto-Reprodução/Prefeitura de Paulista

E você, conhece algum fato curioso na cidade de Paulista? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Comentários