Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


3 documentários brasileiros que vão te ajudar a entender Direito Constitucional e Penal

A advogada e professora de Constitucional Manoela Alves indica 3 documentários que falam sobre o sistema de justiça no Brasil
Por: 19/08/2022 - 19:09 - Atualizado em: 20/08/2022 - 09:01
3 documentários brasileiros que vão te ajudar a entender Direito Constitucional e Penal
Ver documentário é uma forma dinâmica para absorver conhecimento. Foto: Pexels

Por Maya Santos

 

Revisar um assunto por meio de atividades fora do âmbito acadêmico pode ser algo positivo para a aprendizagem. Por isso, trouxemos uma lista com documentários que você pode entender mais sobre Direito Constitucional e Penal. 

 

Então, vamos nessa? Se você respondeu sim, continue a leitura, pois as indicações preparadas por Manoela Alves, professora de Direito Constitucional, prometem entretenimento e aprendizado de forma leve e consistente.

CARTA-MÃE

Sinopse 

O documentário Carta-Mãe conta a história constitucional brasileira, desde a Carta de 1824 até a atual, passando pelos diferentes governos, e recorre a exemplos de outros países, explicando os variados tipos de constituição presentes no mundo contemporâneo. Entre as curiosidades, explica de onde surgiu o termo "Carta Magna" e mostra que a doutrina religiosa ainda se confunde com a constituição em vários países. O filme encontra-se no site da Câmara dos Deputados, de forma gratuita.

“O filme Carta-Mãe é um pontapé inicial importante por causa das características que ele traz, inclusive, em uma graduação, um estudante de Direito aprende ‘Histórico da Constituição’, e olhar esse documentário é aprender de uma forma lúdica e dinâmica”, comenta Manoela Alves.  

DEMOCRACIA EM VERTIGEM 

Sinopse

O longa-metragem Democracia em Vertigem narra o processo de crise política vivido durante o período final do governo PT e o impeachment da então presidenta Dilma Rousseff. O documentário mostra, sob visão da cineasta Petra Costa, como se desenrolou um dos momentos políticos mais delicados do país, além de registrar a realidade polarizada que se instaurou naquela época e segue até os dias de hoje. O filme  produzido pela Netflix e lançado em 2019, foi indicado ao Oscar 2020 na categoria melhor documentário e marcou presença na lista dos melhores filmes do ano do New York Times.

“Esse documentário acompanha intimamente o processo do impeachment e como ele se deu e muitas das incoerências que estão incluídas no processo. É um filme tão atual que chega até o governo Bolsonaro, e mostra bem o cenário de crise que a gente vive […] Na prática, acredito muito que esse documentário consegue trazer principalmente o como nós temos uma democracia tão fragilizada”, pontuou a professora. 

JUSTIÇA

Sinopse

O dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e seus personagens, promotores, defensores públicos, juízes e réus, oferece ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.

“O filme consegue nos dar um norte procedimental ao mesmo tem que nos faz ter uma olhar 360º para as personagens envolvidas, seja a defensoria, o juiz, o réu ou a ré, e consegue fazer com que a gente pense as estruturas do sistema de justiça, consegue estampar as incoerências e, principalmente, a deficiências do sistema e nos permite a criticidade”, explicou a advogada Manoela Alves. 

Ei, futura advogada ou futuro advogado, gostou dessas indicações? Então, aproveite o cinema em casa e bons estudos! Ah, para você que ficou curiosa ou curioso sobre o curso de Direito na UNINABUCO, não perca tempo e saiba mais em nosso site!

 

Comentários