Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


As 10 perguntas que todo recrutador faz nas entrevistas de emprego

Está se preparando para uma seleção? Confira alguns dos questionamentos que todos os recrutadores mais fazem
Por: Paula Brasileiro 18/01/2017 - 09:09
Entrevista de emprego
Como você se sai em entrevistas de emprego?
Depois de elaborar o currículo ideal e conseguir marcar uma entrevista com o recrutador, surge outra dúvida: como se sair bem durante a conversa que pode ser determinante para sua contratação? Cada seleção é uma situação específica, mas algumas perguntas costumam aparecer na maioria delas. Confira quais os questionamentos mais frequentes nos recrutamentos e prepare-se para o seu próximo desafio.
 
Por que deveríamos contratá-lo?
Este é um bom momento para falar de suas habilidades e competências específicas. É importante demonstrar segurança para não incorrer no risco de apresentar respostas muito genéricas, que acabam por não dizer nada. 
 
Qual a sua pretensão salarial?
A empresa precisa saber se pode corresponder às suas expectativas. Os especialistas sugerem indicar uma faixa salarial e não um valor exato e, o mais importante, colocar-se disponível para negociações. 
 
Por que você quer trabalhar nesta empresa?
A sacada aqui é descobrir o quanto você sabe sobre a organização e identificar se seus valores são compatíveis com os dela.
 
Como você lida com as pressões do trabalho?
Dar uma resposta consistente mostra segurança. É interessante relatar experiência vividas em outros empregos.  
 
Qual seu objetivo profissional hoje?
O recrutador deseja saber se seus objetivos são compatíveis com os da empresa. É importante ser claro e não demonstrar passividade diante o que se almeja. 
 
Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?
Um diferencial é mostrar versatilidade. Demonstrar que consegue se adaptar e lidar com qualquer uma das opções pode ser um ponto positivo. 
 
Quais seus maiores defeitos e maiores qualidades?
A sugestão é fugir de respostas padrão como, "sou perfeccionista". É interessante mostrar ser capaz de fazer uma autoavaliação e, sobretudo, deixar claro estar trabalhando na melhoria daquilo que julga ainda não estar bem lapidado.
 
Como você se vê daqui a cinco anos?
O entrevistador pretende observar como você planeja sua vida profissional e se tem clareza sobre onde quer chegar. É interessante mostrar seus interesses em relação à empresa, caso deseje criar raízes nela. 
 
Por qual motivo você saiu da empresa anterior?
Favorável para demonstrar ser uma pessoa que busca novos desafios, crescimento profissional e melhores oportunidades de trabalho. 
 
Você tem alguma pergunta?
Este é o momento de dissipar qualquer dúvida que possa ter ficado a respeito da empresa e da vaga que está sendo pleiteada. Mostra seu interesse na oportunidade e lhe dá a oportunidade de se expressar mais espontaneamente. 

Comentários