Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


Tudo sobre que você precisa saber sobre o curso de Enfermagem

As boas oportunidades do mercado de trabalho fazem com que enfermagem seja um dos cursos mais procurados por quem deseja uma formação superior
Por: 29/06/2022 - 18:22 - Atualizado em: 30/06/2022 - 09:20
Tudo sobre que você precisa saber sobre o curso de Enfermagem
A aplicação de injeções é uma das atividades desempenhadas pela enfermeira | Foto: Pixabay

Escrito por Maya Santos

Você sabia que a enfermagem é um dos cursos mais desejados? É isso mesmo! De acordo com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e a Educa Insights, cerca de 11,8% pessoas interessadas em cursar ensino superior na modalidade presencial. Essa busca acontece devido às possibilidades de atuação dos profissionais, que podem trabalhar na prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde das pessoas. 

Quer entender mais curiosidades desse universo? Então continue a leitura para saber tudo sobre o curso de Enfermagem!

O CURSO

A graduação em enfermagem dura 4 anos em média. Ao longo do curso, aprende-se sobre análise geral do corpo envolvendo os sistemas locomotor, respiratório, cardiovascular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutor, entre outros.

Na prática, profissionais de enfermagem coletam dados para entender o estado de saúde do paciente, definem a conduta a ser seguida pela equipe, cuidam da higiene dos pacientes, cuidam da alimentação dos pacientes, administram os remédios definidos previamente, fazem curativos e ainda aplicam injeções. Após a graduação ainda podem galgar novos cargos e melhorar os salários através dos cursos de pós-graduação, no qual é possível se especializar em áreas como obstetrícia e pediatria, por exemplo.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho é vasto. Profissionais podem desempenhar suas funções em hospitais, clínicas, home care, em empresas privadas e também do setor público, dentre outros locais. Além de poder atuar em parceria com outros profissionais, como nutricionistas, médicos e psicólogos.

Ainda é possível ainda ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, desde que sejam licenciados. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a carga horária da enfermagem deve ter 8 horas diárias e 40 horas semanais. 

MÉDIA SALARIAL 

Infelizmente, nos dias atuais, a profissão ainda não tem um piso salarial definido, mas é uma situação que tem sido reivindicada pela categoria. Por outro lado, vale ressaltar que graduados a média salarial é de aproximadamente R$ 4 mil, segundo o site Vagas.com. Lembrando que a remuneração pode variar a depender do tipo de contratação e especialização do profissional! 

QUER SEGUIR A CARREIRA?

Para agarrar as chances e saber se esse é seu curso mesmo, basta analisar suas habilidades. Então, se avalie: 

Você tem senso de humanidade?

Sabe lidar com a gestão de insumos?

Se interessa por atualizações na área da saúde?

Se comunica de forma esclarecedora e tem empatia?

Ama usar ajudar as pessoas a sua volta com seus conhecimentos medicinais?

Se sua resposta for SIM para todas as questões acima ou quase todas, então esse curso é para você! Não perca tempo e acesse o site da UNINABUCO Digital para fazer a matrícula no curso ENFERMAGEM.

Comentários