Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Confira as cinco áreas mais promissoras para o farmacêutico

Os profissionais da área de Farmácia são responsáveis por muito mais do que a comercialização e fabricação de medicamentos, podendo chegar até mesmo à perícia criminal
Por: Camilla de Assis 02/02/2017 - 09:26
Farmácia
Conheça 5 áreas em que este profissional é bem requisitado
Desde a produção clínica de remédios até mesmo perícia criminal. Essas são duas das mais de 70 atribuições de um farmacêutico, profissional responsável por muito mais do que fabricação e manipulação de medicamentos. O especialista consegue garantir a saúde coletiva humana e animal, além do cuidado estético de pessoas.
 
Segundo a professora do curso de Farmácia da Faculdade Joaquim Nabuco, Alamisne Gomes, o mercado do profissional da área está crescendo, e é essencial a presença dele nos locais de comércio de remédios e afins. “As perspectivas no campo da farmácia são positivas e as opções são diversas e, por isso, a área não para de crescer.Então, a missão é lutar pela conscientização da população sobre a importância da presença do farmacêutico nos estabelecimentos, seja qual for sua área de atuação, mostrando-se cada vez mais atuante, sendo um profissional indispensável à saúde de todos.”, comenta a docente.
 
Farmácia clínica
 
Nesse segmento, o profissional deve expressar cuidados ao paciente, de forma que otimize a farmacoterapia, além de promover saúde e bem-estar e prevenir doenças. O profissional está apto a lidar identificar sintomas, monitorar a terapia medicamentosa e orientar o paciente, juntamente com outros profissionais de saúde. “[O farmacêutico] Atua também na gestão do uso de medicamentos, revisando aspectos da seleção, administração e resultados terapêuticos obtidos a fim de reduzir o tempo de internação e melhorando a adesão e efetividade do tratamento para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.” explica Alamisne.
 
Farmácia veterinária
 
O cuidado cada vez mais intenso com os animais fez com que esse campo crescesse exponencialmente dentro da área de Farmácia, visto o aumento na produção de medicamentos e demais produtos que atendam às necessidades dos bichos. “A presença de um farmacêutico é essencial nos estabelecimentos de produção, que além de manipular, analisa a prescrição, acompanha todo o processo de produção, supervisionando e orientando o dono sobre a utilização, efeitos e conservação adequada dos produtos”. 
 
Saúde pública
 
Na saúde pública, os profissionais têm atuação promissora no campo da atenção primária à saúde, exercendo funções técnico-gerenciais e ações técnico-assistenciais. “As ações técnico-gerenciais se constituem em atividades de suporte ao processo gerencial da assistência farmacêutica (AF) voltadas principalmente para a logística do medicamento. Estas também dão suporte à prescrição e dispensação. As ações técnico-assistenciais visam o cuidado ao usuário, considerando o uso do medicamento, contribuindo para a efetividade do tratamento, seja no âmbito individual ou coletivo por meio de ações voltadas ao paciente e não ao medicamento.”
 
Perícia criminal
 
Talvez o que mais destoa do que o senso comum está acostumado quando pensa em “farmacêutico”, o profissional também pode atuar na área de perícia criminal, como perito. Apto a exercer atividades como analisar amostras biológicas, identificar criminosos a partir das amostras e fazer análise em amostras não biológicas, como drogas e venenos. “A importância de ter um farmacêutico na perícia criminal é que ele já possui na sua formação, condições plenas de entender a dinâmica de um local de crime, através de amostras biológicas e coleta de material. Esta não é uma área exclusiva da farmácia, mas grande parte dos peritos criminais no Brasil é de farmacêuticos.”
 
Cosmetologia
 
Nessa área, o profissional deve ter afinidade com tarefas farmacotécnicas, conhecimentos aprofundados em tecnologia cosmética, fisiologia e estética, além de possuir capacidade de inovação e criatividade, assim como, ter conhecimentos de gestão de empresas da área. “O farmacêutico cosmetologista, além de desempenhar suas atividades profissionais como prestador de serviço autônomo em centros de estética, spas, academias, domicílios e outros estabelecimentos afins, ele tem também a capacidade de trocar informações com profissionais da área de saúde que interagem na área de estética humana, administrando os cuidados e tratamentos prescritos e especializados.”

Comentários