Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Entenda como o rastreamento de cargas ajuda na Logística

O gestor que faz o acompanhamento recebe informações sobre o posicionamento da carga
Por: Taísa Silveira 03/01/2018 - 10:20 - Atualizado em: 03/01/2018 - 10:21
O gestor que faz o acompanhamento recebe informações sobre o posicionamento da carga/Pixabay
O gestor que faz o acompanhamento recebe informações sobre o posicionamento da carga/Pixabay

Por: Rafaella Sabino

O rastreamento de cargas é utilizado pelas empresas de transporte para obter informações detalhadas de todas as etapas do percurso da mercadoria até a sua entrega. O acompanhamento pode ser realizado por meio de SMS, e-mail ou site, tanto pela empresa transportadora, quanto pelos clientes. A segurança é a grande preocupação ao contratar o serviço. Segundo dados de um estudo sobre o impacto econômico do roubo de cargas no Brasil, publicado pela Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o roubo de mercadorias causou um prejuízo estimado em R$ 1,4 bilhão, apenas em 2016.

“É um serviço extremamente importante para o empresário, pois ele tem pleno controle de sua mercadoria. E, caso haja algum imprevisto, o problema é identificado com rapidez e ele poderá tomar decisões de maneira mais ágil para reverter a situação”, afirma o coordenador do curso de Logística da UNINABUCO, Jessé Barbosa. O gestor que faz o acompanhamento tem informações do tipo de carga, lote, posicionamento geográfico e  roteirização.

O primeiro passo é a realização de um planejamento com as rotas que serão seguidas pela transportadora. Durante a operação, é possível checar se o percurso está sendo realizado como decidido previamente. Isso ajuda a garantir não só a segurança da carga, como a de seus colaboradores. “Se o caminhão parar em algum local fora da rota, e passar mais tempo que o planejado, automaticamente o analista logístico vai ligar para saber se houve algum problema. Caso tenha acontecido, a seguradora será acionada e os carros de segurança vão até ele”, afirma Jessé. O controle é ainda maior quando se trata de produtos com alto valor agregado, como bebidas e eletrônicos, por exemplo.

Como posso rastrear a minha carga?

A maneira mais básica de fazer o rastreamento de cargas é por meio de apresentação de nota fiscal na saída e entrega dos produtos, que são checados pelo conferente através do romaneio - documento que informa detalhes da mercadoria. Outra opção é o sistema de etiquetagem terciária, que consiste em colocar um código de barras com todas as informações do lote em cada pallet.

Existe também o sistema de identificação por radiofrequência, chamado RFID, que transmite informações da carga em tempo real por meio de satélite. Trata-se de uma etiqueta, com um pequeno circuito, uma antena e um microchip, que traz as especificidades do produto. Alguns Centros de Distribuição fazem a leitura das mercadorias automaticamente ao entrarem no galpão, de forma que não há necessidade do conferente abrir e fazer a contagem.

O trabalho de rastreamento de carga não termina na entrega. O mais importante é, ao final do processo, realizar um relatório com todas as informações da operação. A partir da análise do documento, é necessário observar as possíveis falhas e corrigi-las da melhor maneira, buscando sempre otimizar o serviço. “É a maneira mais segura de rastreamento de carga, pois você recebe as informações em tempo real e, em caso de furto, há como saber onde está cada produto por meio de satélite”, afirma o professor.

Ficou interessado em saber mais sobre logística? Conheça também o curso presencial da UNINABUCO!

Comentários